O Cruzeiro enfrenta o RB Bragantino neste domingo (21), às 20h30, no Mineirão, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, mantendo uma invencibilidade de mais de 34 anos contra a equipe paulista em Belo Horizonte. A última vitória do Bragantino na capital mineira ocorreu em 6 de março de 1991, quando a equipe venceu por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Na partida de 1991, o Cruzeiro era comandado por Evaristo de Macedo e tinha jogadores como Balu, Ramon Menezes e Nonato. O Bragantino, ainda sem a parceria com a Red Bull, era treinado por Carlos Alberto Parreira. Mazinho Oliveira, Pintado e Alberto marcaram para os paulistas, e Nei fez gol contra para a Raposa.
Desde então, Cruzeiro e Bragantino se enfrentaram sete vezes, com cinco vitórias celestes e dois empates. Nesses jogos, o Cruzeiro marcou 12 gols, enquanto o Bragantino marcou apenas um.
O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, terá a missão de manter a escrita favorável aos mineiros diante do Bragantino. Em seu histórico recente, Jardim foi apontado como responsável por superar tabus em outros clubes, agora atuando para evitar a quebra da invencibilidade celeste.
No contexto geral de confrontos entre as equipes, o Cruzeiro leva leve vantagem, com oito vitórias, sete derrotas e cinco empates ao longo da história.
Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro com 47 pontos, o Cruzeiro busca a vitória para se manter próximo do líder Flamengo, que soma 50 pontos, e não ser ultrapassado pelo Palmeiras. O Bragantino ocupa a oitava posição, com 31 pontos, e tenta se recuperar na competição.
Leia mais