Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

HISTÓRICO

Cruzeiro celebra 25 anos do tri da Copa do Brasil que teve gol icônico de Geovanni na final

Atacante bateu por baixo da barreira, sob orientação de Müller, ex-São Paulo

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/07/2025 às 13:37.

Nesta quarta-feira (9), o Cruzeiro celebra os 25 anos do tricampeonato da Copa do Brasil. A conquista sobre o São Paulo entrou para a história com um gol icônico do atacante Geovanni, que decretou a virada da Raposa no Mineirão aos 45 minutos do segundo tempo, em lance que teve participação direta de Müller, ex-jogador do Tricolor Paulista. 

Após ficar no empate em 0 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, mais de 85 mil torcedores marcaram presença no Mineirão naquele 9 de julho de 2000 para acompanhar a finalíssima e viram, aos 21 do segundo tempo, Marcelinho Paraíba abriu o placar para o São Paulo, em cobrança de falta, para desespero da China Azul. 

Empurrado pela torcida, o Cruzeiro voltou a atacar o adversário e aos 35, Müller, ex-São Paulo e que havia entrado no lugar de Jackson, deu uma assistência na medida para Fábio Júnior empatar o placar. O gol incendiou o estádio e a Raposa seguiu pressionando em busca da virada, já que o empate dava o título ao time paulista. E ela veio só aos 45, após Geovanni aproveitar um vacilo da zaga Tricolor. 

Mais rápido que Rogério Pinheiro, o atacante celeste ficou com a posse da bola na intermediária e antes de sair cara a cara com Rogério Ceni foi derrubado pelo zagueiro próximo a grande área, que acabou sendo expulso. 

Antes de partir para a cobrança, o jogador ouviu o conselho do “Pastor Müller” para chutar forte porque a barreira estava próxima. “Solta a perna na cara do Rogério Ceni, porque eu e o Fábio Júnior pegamos o rebote”, disse Müller à época. 

“Obediente”, ele bateu firme, porém, sem rebote, com a bola passando entre as pernas de Axel e morrendo no fundo das redes. Ao retomar o jogo, o goleiro André e o zagueiro Cléber confirmaram a conquista com um milagre. Marcelinho Paraíba teve a bola da igualdade ao cabecear sozinho, na pequena área, cruzamento vindo pela esquerda. No desespero, André conseguiu fazer a defesa e Clebão afastou o perigo. 

Confira os melhores momentos do jogo em imagens divulgadas pelo canal Futebol Raíz, no youtube:

Antes do São Paulo, o Cruzeiro encarou o Gama-DF na primeira fase, o Paraná na segunda e o Caxias, na terceira. Nas oitavas, o time eliminou o Athletico-PR. Já nas quartas e semifinais, a Raposa bateu o Botafogo e o Santos, respectivamente. 

View post on X

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por