CUTUCOU O RIVAL

Cruzeiro celebra 60 anos do Mineirão nesta sexta: ‘Toca da Raposa 3’

Clube exaltou a presença maciça da torcida celeste no palco do futebol mineiro

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/09/2025 às 11:24.
Cruzeiro chama Mineirão de Toca da Raposa 3 ao celebrar os 60 anos do estádio (Reprodução / X Cruzeiro)
Cruzeiro chama Mineirão de Toca da Raposa 3 ao celebrar os 60 anos do estádio (Reprodução / X Cruzeiro)

O Cruzeiro parabenizou os 60 anos do Mineirão, completos nesta sexta-feira (5), afirmando que o palco é a Toca da Raposa 3, frase usada pelo torcedor para cutucar o rival Atlético, frisando que o Gigante da Pampulha é a casa do time estrelado. 

A Raposa ainda exaltou a presença maciça da torcida celeste no palco do futebol mineiro: “local onde a nossa torcida comparece, bate recorde, apoia e comemora!”. A volta do torcedor ao estádio será na próxima quinta-feira (11), para o clássico contra o Atlético pela volta das quartas de final da Copa do Brasil.  

A junção Mineirão e Copa do Brasil já rendeu frutos para o Cruzeiro. Em 1993, ano da primeira conquista, o time celeste bateu o Grêmio por 2 a 1, no dia 3 de junho,  após empatar na ida por 0 a 0 no Sul.

Em 2000, o Mineirão voltou a abrigar uma final da competição com um duelo emocionante contra o São Paulo.  O gol eternizado de Giovani, em cobrança de falta aos 44 minutos do segundo tempo, garantiu mais uma taça para o Cruzeiro do torneio.

Três anos depois veio a quarta  conquista da Copa do Brasil com Alex Talento e companhia vencendo o Flamengo por 3 a 1. Em 2017, o Gigante da Pampulha voltou a ser protagonista na decisão contra o mesmo Rubro Negro. Dessa vez, a conquista do Cruzeiro veio nas penalidades após empate em 0 a 0 no tempo normal. 

Conquista internacionais

Além da Copa Milionária, o estádio também foi palco de títulos internacionais do Cruzeiro, como a Supercopa da Libertadores de 1991, com um triunfo sobre o River Plate por 3 a 0 e a Libertadores da América em 1997 com a vitória sofrida sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0, gol de Elivélton aos 30 minutos do segundo tempo.

“Que venham ainda mais conquistas ao lado da Nação Azul!”, postou o Cruzeiro. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por