
O atacante Edu é, disparado, o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 16 gols marcados. Foram dele vários gols que garantiram vitórias do time celeste, principalmente nesta Série B do Brasileiro. No entanto, nas quatro últimas partidas da Raposa, o atacante passou em branco. Mas, na falta de Edu, o Cruzeiro teve outros jogadores para suprir a falta de gols do atacante e balançar as redes adversárias.
Desses quatro jogos, o Cruzeiro perdeu um - para o Fluminense, por 2 a 1, pela Copa do Brasil -, venceu dois - sobre o Sport, por 2 a 1, e Vila Nova, por 2 a 0, pelo Brasileiro -, e empatou outro, marcando seis gols. Neste último, o empate em 1 a 1 com o Ituano, pela 14ª rodada da Série B, Edu até marcou, mas o gol foi anulado após análise polêmica do VAR. O jogador saiu de campo muito incomodado com a marcação do árbitro de vídeo.
Neste período sem gols de Edu, o Cruzeiro teve duas boas aparições. O atacante Luvannor e o meia Daniel Júnior têm ganhado espaço na equipe e entrado entre os titulares nos últimos confrontos. Os dois marcaram em duas oportunidades e somam três gols na temporada. Quem também balançou as redes pela Raposa nas quatro últimas partidas foram os zagueiros Lucas Oliveira e Wagner Leonardo.
Mesmo com outros jogadores celestes aparecendo para marcar gols nas partidas, Edu segue como o principal artilheiro do time na temporada. Os 16 gols do atacante no ano, pelo Estadual (sete gols), Copa do Brasil (quatro gols) e Série B do Brasileiro (cinco gols), estão muito acima do segundo maior goleador da equipe, o jovem Vitor Roque, com seis gols, e que deixou o time em abril.
O terceiro artilheiro do Cruzeiro no ano é o meia João Paulo, com quatro gols marcados. Ele não joga desde a terceira rodada da Série B, quando sofreu uma lesão na coxa direita e teve que passar por cirurgia. Atrás dele, a Raposa tem três jogadores com três gols cada: os atacantes Thiago, Luvannor e o meia Daniel Junior. Dezesseis atletas dividem os outros 21 gols da equipe celeste na temporada.
Mesmo que tanta gente já tenha marcado gol pelo Cruzeiro no ano, o time ainda depende bastante da efetividade de Edu, que participou diretamente de 32% dos gols do Cruzeiro na temporada.
Leia mais: