Copa do Brasil

Cruzeiro é dominado por Fluminense no Maraca, perde por 2 a 1 e sai em desvantagem no jogo de ida

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
23/06/2022 às 21:01.
Atualizado em 23/06/2022 às 21:36
Cano levou a melhor que Edu no duelo entre artilheiros no Maracanã (Divulgação / Cruzeiro)

Cano levou a melhor que Edu no duelo entre artilheiros no Maracanã (Divulgação / Cruzeiro)

Em dia de má atuação, o Cruzeiro foi superado pelo Fluminense por 2 a 1 no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (23), no Maracanã. Manoel e Cano marcaram para o Tricolor enquanto Lucas Oliveira descontou para a equipe celeste. 

O Fluminense foi melhor que o Cruzeiro desde o início da partida. Jogando com pressão alta, ofereceu muita dificuldade para os mineiros na saída de bola. A situação ficou ainda pior para a Raposa quando o lateral Geovane foi expulso, aos 38 do primeiro tempo. Depois disso, o Flu deslanchou no jogo. 

Os clubes voltam a se enfrentar no dia 12 de julho, às 21h, no Mineirão. O Cruzeiro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar no tempo normal. Vitória por um gol de vantagem, leva a disputa para os pênaltis. 

A Raposa retorna para Belo Horizonte ainda nesta quinta (23). O próximo jogo da equipe celeste será contra o Sport, na terça (28), às 21h30, pela Série B do Brasileiro.

O jogo

A equipe carioca foi dona do primeiro tempo. Desde o início, o Fluminense pressionou a saída de bola e ofereceu muito perigo a todo tempo. Logo no primeiro minuto, Bidu tirou bola praticamente em cima da linha e impediu o gol tricolor. Depois disso, a pressão só aumentou. 

German Cano marcou aos 17 minutos, mas o VAR assinalou impedimento de Arias, na origem da jogada, e a partida seguiu 0 a 0. Depois disso, o Fluminense continuou no controle do jogo. A equipe anfitriã criava mais chances e tinha mais posse de bola no campo ofensivo. 

A situação ficou ainda pior para o Cruzeiro quando o ala Geovane foi expulso, após entrada dura no volante Nonato. Com um a mais em campo, o Fluminense conseguiu abrir o placar. Ganso cruzou para desvio de Manoel, de cabeça. O resultado era justo pelo que as equipes apresentaram nos 45 minutos iniciais.

No entanto, a Raposa achou um gol importantíssimo no apagar das luzes da etapa inicial. No último lance, o Cruzeiro teve escanteio, cobrado por Machado e desviado, na primeira trave, por Lucas Oliveira para o fundo das redes.

A tônica do jogo não mudou no segundo tempo. O Fluminense seguia pressionando em busca do gol da vantagem. Matheus Martins e Arias perderam boas chances nos cinco primeiros minutos.

Luiz Henrique, um dos destaques do jogo, desarmou a defesa do Cruzeiro com um passe vertical para Arias, que dessa vez, estava em posição legal. O colombiano foi a linha de fundo e levantou na área. Germán Cano cabeceou pro gol e desempatou a partida.

Mesmo à frente no placar, o Fluminense não diminuiu o ritmo. A diferença é que, mesmo que timidamente, o Cruzeiro ensaiou algumas saídas em contra-ataque, mas sem muito perigo. André, do Fluminense, finalizou no travessão, em mais uma chance do Tricolor.

Na reta final da partida, muito alterado, o Cruzeiro retomou o fôlego em campo, mas seguia sofrendo com um a menos. Luiz Henrique obrigou Rafael Cabral fazer boa defesa após deixar Rafael Santos no chão. 

Aos 44 minutos, o Cruzeiro teve sua única chance no segundo tempo. Edu recebeu lançamento, dominou na entrada da grande área, fez o giro e serviu Vitor Leque. O atacante finalizou, mas longe do gol.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 CRUZEIRO

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (John Kennedy), Nino, Manoel, Caio Paulista; André, Nonato (Matheus Martins), Ganso (Martinelli); Luiz Henrique, Arias, Cano (Pineida). Técnico: Fernando Diniz.

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Pedrão), Lucas Oliveira, Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Machado (Adriano), Fernando Canesín (Rafael Santos), Bidu (Vitor Leque); Rodolfo (Rômulo) e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 23 de junho de 2022 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
Estádio: Marcanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Fabricio Vilarinho da Silva (ambos FIFA/GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Arias, Samuel Xavier, André (FLU); Zé Ivaldo, Edu, Paulo Pezzolano, Pedrão, Willian Oliveira (CRU)
Cartão Vermelho: Geovane (CRU)
Gols: Manoel (FLU), aos 45'/1ºT; Lucas Oliveira (CRU), aos 51'/1ºT;  Cano (FLU), aos 10'/2ºT; 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por