Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro encara o CRB para chegar às quartas de final da competição após seis anos ficando pelo caminho. A última vez que disputou a fase foi em 2019, eliminando o Fluminense, nos pênaltis.
O primeiro duelo aconteceu no Maracanã e as equipes ficaram no empate em 1 a 1. A volta, em um Mineirão lotado, o Cruzeiro viu o Fluminense abrir o placar no primeiro tempo e buscou a virada na etapa final. Quando a classificação parecia sacramentada, o Tricolor Carioca chegou a igualdade com um golaço de bicicleta do jovem João Pedro, atualmente no Chelsea, no último lance do confronto.
Na cobrança das penalidades, João Pedro, Ganso e Gilberto desperdiçaram para o Flu, enquanto Romero e Lucas Silva, atuais jogadores do Cruzeiro, erram. Coube então a Thiago Neves colocar a “lei do ex” em prática e garantir a classificação da Raposa.
No mesmo ano, o clube ficou marcado pelo primeiro rebaixamento nacional, com uma crise financeira e institucional. De lá para cá, o Cruzeiro conviveu com eliminações precoces, sendo uma delas para o próprio CRB, em 2020.
Após perder a ida por 2 a 0, no Mineirão, o time celeste ficou no 1 a 1, no Rei Pelé, e caiu na terceira fase do torneio. No ano seguinte, o vexame aconteceu na mesma fase. O time foi eliminado, nos pênaltis, pelo Juazeirense.
Em 2022, ano que cravou o título da série B e retorno à elite nacional, o Cruzeiro foi eliminado da Copa do Brasil pelo Fluminense, nas oitavas de final. Com a conquista da segundona, a Raposa entrou no torneio já na terceira fase e acabou eliminado pelo Grêmio nas oitavas. Já na temporada passada, veio o segundo vexame, dessa vez, na primeira fase. A Raposa foi à Paraíba encarar o modesto Sousa e perdeu por 2 a 0.
Para não ficar pelo caminho, o Cruzeiro precisará de uma vitória simples sobre o CRB nesta quinta-feira (7), no Rei Pelé. Em caso de empate, a vaga será conhecida nas penalidades. A bola vai rolar a partir das 21h, com transmissão do Amazon Prime.
Leia mais