Um dos segredos do sucesso do Cruzeiro, que terminou o turno na primeira colocação, foi o excelente aproveitamento nos confrontos contra os times considerados “médios”. O caminho do título tem como atalho manter esse desempenho na segunda metade da competição, a começar por esta quarta-feira (11), quando encara o Goiás, às 21 horas, no Serra Dourada.
No turno, em nove jogos contra os “médios”, o Cruzeiro alcançou 23 pontos em 27 disputados, com sete vitórias e dois empates, aproveitamento de 85%.
E essa história começou justamente com um massacre sobre o Goiás, por 5 a 0, em 26 de maio, no Estádio Independência, pois o Mineirão já estava cedido à Fifa para a Copa das Confederações.
Na avaliação do volante Nilton, que prevê dificuldades no confronto desta quarta, é necessário manter a boa fase. “A nossa intenção é buscar os três pontos lá fora, começar o segundo turno com o pé direito, como começamos o primeiro, ganhando de 5 a 0. A história agora é diferente. Espero que possamos dar continuidade à boa fase do primeiro turno, ogando bem”, destaca.
No returno, dos nove confrontos do Cruzeiro contra os “médios”, cinco serão no Mineirão, onde o time já bateu Náutico (3 a 0), Coritiba (1 a 0) e Vitória (5 a 1). Se mantiver os 100% contra Atlético-PR, Portuguesa, Criciúma, Ponte Preta e Bahia, dificilmente o tricampeonato brasileiro deixará de ser conquistado pelo time da Toca II.
Reencontro
Artilheiro do Cruzeiro no Brasileirão, com seis gols, o meia Ricardo Goulart está ciente de que os jogos, no returno, serão ainda mais complicados, principalmente pelos objetivos das equipes - título, Libertadores e luta contra rebaixamento.
“Temos que encarar cada jogo como uma final, a começar por esse confronto contra o Goiás”, ressalta o jogador, que vai reencontrar seu ex-time, após ter sido um dos responsáveis por ajudar no acesso do Goiás à Série A no ano passado.
Reforço goiano
Praticamente vetado na segunda-feira, o atacante Walter, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, na derrota de 1 a 0 para o Santos, sábado passado, na Vila Belmiro, treinou ontem e será escalado pelo técnico Enderson Moreira.
Amaral, que era dúvida, também está confirmado e forma o trio de volantes com Dudu Cearense e David. O único desfalque será Ernando. Valmir Lucas vai entrar em seu lugar.
GOIÁS X CRUZEIRO
GOIÁS X CRUZEIRO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 11 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21 horas
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Lorival Candido das Flores (RN)
GOIÁS: Renan; Vitor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense, David, Ramon, Renan Oliveira e Hugo; Neto Baiano
Técnico: Enderson Moreira
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira