
O Cruzeiro recebe o Atlético nesta quinta-feira (11) pela Copa do Brasil defendendo uma marca de 10 jogos na competição sem sofrer três gols, montante que o rival necessita para eliminar o time celeste das quartas de final deste ano. A última derrota elástica foi em 2022, ano que conquistou o acesso à série A.
O confronto daquele ano foi contra o Fluminense, no Mineirão. Após perder a ida por 2 a 1, no Maracanã, o Cruzeiro precisava sair para o jogo para tentar reverter o placar e avançar de fase. Falhando no arremate final e deixando espaços na defesa a partir dos 20 minutos do segundo tempo, o time de Paulo Pezzolano viu Árias abrir o placar para o time carioca e, Cano e Nathan fecharem o duelo em 3 a 0, na reta final do confronto.
Mesmo com a eliminação, a torcida celeste não parou de cantar nas arquibancadas demonstrando na época que o principal objetivo na temporada era lutar para voltar à elite nacional.
Depois desse jogo, o Cruzeiro somou outras três derrotas na Copa milionária. A primeira para o Náutico, por 1 a 0 na ida da terceira fase de 2023, seguido da volta da volta das oitavas do mesmo ano para o Grêmio, pelo mesmo placar. Em 2024, veio a vexatória derrota para o Sousa-PB, por 2 a 0, no primeiro e único jogo que disputou.
Caso repita o placar do time nordestino, a decisão com o Atlético sobre quem avança às semifinais nesta temporada seguirá para as penalidades, já que venceu a ida na Arena MRV pelo mesmo placar.
CRUZEIRO TEM MAIS TRIUNFOS
Após a queda para o Fluminense, o Cruzeiro somou mais vitórias que derrotas na Copa do Brasil. Foram cinco triunfos, contra dois empates, além das três derrotas citadas.
A primeira vítima da Raposa foi o Náutico, no jogo da volta da terceira fase de 2023, no Independência. Com gols de William e Richard, o time celeste avançou às oitavas. Em seguida veio o primeiro empate, no duelo contra o Grêmio, fora de casa, pelas quartas de final do torneio.
Dois anos depois, já com Leonardo Jardim no comando, a Raposa voltou a vencer. As conquistas foram sobre o Vila Nova, quando o time iniciou a caminhada rumo ao hepta na terceira fase, batendo os goianos por 5 a 0 na soma dos placares de ida e volta.
Nas oitavas, Villalba e Eduardo marcaram sobre o CRB no jogo da volta no Rei Pelé, levando o Cruzeiro às quartas de final, para encarar o Atlético, após empatar a ida no Mineirão.
O último triunfo também veio fora de casa. Atuando na Arena MRV, o Cruzeiro venceu o Atlético por 2 a 0, com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge. Com o placar, a Raposa chegará nesta quinta, no Mineirão, podendo perder por até um gol de diferença que avançará às semifinais, feito que não ocorre desde 2019.
Leia mais