
O Cruzeiro está perto de fechar a venda do jovem Cauan Baptistella ao Metalist, da Ucrânia. Caso se confirme, o clube repetirá o feito ocorrido com o ex-jogador Dudu, negociado com o Dínamo de Kiev em 2011 após se destacar no sub-20 celeste.
A outra coincidência estaria no valor da transação: 5 milhões de euros. Em 2011, o valor rendeu ao Cruzeiro, aproximadamente, R$ 11,6 milhões. Na cotação atual, o mesmo montante vale R$ 30,9 milhões.
Dudu deixou a Toca da Raposa aos 19 anos, no dia 27 de agosto, para equilibrar o caixa celeste, conforme explicou o diretor de futebol da época, Dimas Fonseca, além de ter sido um atrativo para o jogador.
“A proposta financeira que o Dudu tem, ela é inúmeras vezes maior do que ele recebe aqui no Cruzeiro. Então, ele considera isso como a sua independência financeira. E nós não temos como segurar”, disse Fonseca.
Cria da Toca, Dudu disputou 26 jogos pela equipe profissional e marcou três gols. Ele havia chegado para a base em 2005 e foi alçado ao profissional em 2009 por Adilson Batista. Em 2011, ele conquistou o mundial sub-20 com a Seleção Brasileira.
Já Cauan, filho de Clayton Baptistella, ex-jogador de futsal, chegou ao Cruzeiro em 2022, aos 15 anos,depois de jogar pelo São Paulo e SKA Brasil. No ano seguinte, assinou o primeiro contrato profissional com a Raposa.
Na temporada passada, aos 17 anos, passou a atuar pelo sub-20 e chamou a atenção do técnico Leonardo Jardim, que o levou para treinar como profissional e estendeu o vínculo que venceria em 2026 para 2030.
Neste ano, ele estreou na equipe de Tite na derrota para o Pouso Alegre, entrando aos 34 minutos do segundo tempo. Depois, ele deixou o time principal para ser um dos destaques do sub-20 na conquista do bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A negociação de Baptistella com o Metalist foi inicialmente divulgada pelo Central da Toca e confirmada pelo Hoje em Dia.
Leia mais