O rendimento do time já não encanta mais. E as três derrotas e apenas uma vitória nas últimas quatro rodadas deixam a torcida apreensiva. No entanto, apesar da queda de produção, o título brasileiro de 2013 segue muito próximo da Toca II. A taça pode ser garantida, matematicamente, diante do maior concorrente, o Grêmio, em jogo marcado para o Mineirão, em 10 de novembro. A possibilidade, porém, depende de uma combinação de resultados.
Para que o Cruzeiro garanta o tricampeonato brasileiro diante dos gaúchos, precisa chegar à partida com 12 pontos de vantagem, sendo que, hoje, ela é de nove. Além disso, tem que ampliar em quatro pontos a diferença em relação ao Atlético-PR, terceiro colocado, 11 atrás, e em três a frente sobre o Botafogo, que atualmente é de 12 pontos.
De toda forma, pode-se afirmar, sem medo, que o Cruzeiro x Grêmio de 10/11 será decisivo. A notícia ruim para a torcida cruzeirense é que o jogo pode não ser disputado no Gigante da Pampulha.
Para que o duelo aconteça no Mineirão, o Cruzeiro precisa ser absolvido no julgamento de quinta-feira, no STJD, por causa dos problemas provocados pelos torcedores no clássico contra o Atlético, no Horto. Outra possibilidade é de o clube perder pelo menos dois mandos de campo. Nesse caso, cabe recurso, e ele dificilmente será julgado a tempo de tirar Cruzeiro x Grêmio da Pampulha.
PROJEÇÕES
Quando se deixa de lado a data em que o provável título do Cruzeiro sairá e se pensa nas chances de que a taça do Brasileiro de 2013 vá para a Toca da Raposa, se tem a certeza de que os comandados de Marcelo Oliveira precisarão de muita incompetência para deixar a conquista escapar.
Os aproveitamentos de Grêmio, Atlético-PR e Botafogo, projetados para o final da Série A, indicam que esses times, mantendo o mesmo desempenho das 30 rodadas já disputadas, chegarão a 66, 64 e 63 pontos, respectivamente. O Cruzeiro já soma 62.
Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol, com 69 pontos dificilmente o título deixará de ser conquistado. Com mais três vitórias nos oito jogos que faltam, o Cruzeiro tem mais de 80% de chances de garantir a taça.
Desde 2006, quando o Brasileiro passou a ter 20 clubes, a pontuação máxima de um segundo colocado foi 72. Isso coloca o Cruzeiro a dez pontos da conquista.