
Líder do Campeonato Brasileiro ao fim da 14ª rodada, o Cruzeiro encerrou uma série de tabus relevantes na competição de 2025. Sob o comando de Leonardo Jardim, a equipe superou adversários que não vencia há anos, incluindo Flamengo, Sport, Palmeiras e Fluminense, além de voltar a triunfar em estádios como Ilha do Retiro e Maracanã.
O primeiro tabu quebrado aconteceu na 7ª rodada, no dia 4 de maio, quando o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, no Mineirão. Com o resultado, a equipe encerrou um jejum de quase dez anos sem vitória sobre o time carioca na Série A. Nesse período, foram 11 derrotas e dois empates.
Na rodada seguinte, em 11 de maio, o Cruzeiro venceu o Sport por 4 a 0 na Ilha do Retiro. A equipe não ganhava no estádio desde 16 de novembro de 2016. A derrota imposta pelo clube mineiro também representou o revés mais expressivo do Sport em casa, pela Série A, desde 2007.
Outro marco foi registrado no dia 1º de junho, pela 11ª rodada, quando o Cruzeiro bateu o Palmeiras por 2 a 1, no Mineirão. A última vitória sobre os paulistas havia sido em 2018. Entre esse intervalo, o time celeste acumulava seis derrotas e dois empates diante do adversário.
Na última quinta-feira (17), o Fluminense foi o mais recente a ser superado. Mesmo com o apoio de cerca de 40 mil torcedores no Maracanã, o time carioca foi derrotado pelo Cruzeiro, que não vencia no estádio desde 2018 e não superava o Fluminense no Rio de Janeiro desde 2012.
Leia mais