
No sábado (27), o Cruzeiro reencontrará o técnico Fernando Diniz, oito meses após dispensá-lo do clube e viver uma polêmica, um mês antes da queda. Na ocasião, o treinador teria sido avisado em coletiva que o staff Celeste romperia o contrato ao final do Brasileirão de 2024, sem antes comunicá-lo.
Como vinha de um vice-campeonato na Sul-Americana e oscilações no Brasileirão, o treinador era constantemente cobrado, mas tinha respaldo do Cruzeiro até que na semana que antecedeu o jogo contra o Juventude, em dezembro do ano passado, notícias sobre a queda dele já circulavam , chegando a ser cravada por um jornalista da rádio Itatiaia em pergunta a ele após a vitória sobre o Juve.
Como resposta, o treinador afirmou que se sentia “extremamente desrespeitado” pelo clube.
“Me sinto muito desrespeitado, desrespeitado. Mas eu respeito às pessoas. Ninguém olhou no olho, é assim ou é assim. Foi uma conversa de muro (com Alexandre Mattos sobre uma possível demissão). Mas eu sabia, não sou tonto. Quando vem esse tipo de coisa, tô no futebol há muito tempo, tem 40 anos que milito no meio do futebol… Aqui a imprensa sabe antes dos profissionais que estão dentro… Me trouxeram para quê? É isso, ou ganha ou sai em dois meses? Para que isso aí?”, disse Diniz.
Um dia após o desabafo, o treinador se encontrou com Pedro Lourenço, dono da SAF Celeste. Na reunião, ficou definido que Fernando Diniz permaneceria no clube até o fim do contrato, válido até dezembro de 2025.
Porém, no dia 27 de janeiro deste ano, após o empate com o Betim em 1 a 1, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro, e um empate anterior com o Atlhetic, a promessa foi desfeita. Diniz deixou o time após 20 partidas, sendo quatro vitórias, sete empates e nove derrotas. Um aproveitamento de apenas 35%.
Em maio, o Vasco anunciou o acerto com o treinador. São 25 jogos comandando o cruzmaltino, sendo que nos últimos cinco, Diniz não sabe o que é ser derrotado e, de quebra, levou o time carioca às semifinais da Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, o time vem de dois empates, com Ceará e Flamengo, respectivamente , o que deu fôlego para o clube na luta contra o rebaixamento. Caso não supere a Raposa, em casa, poderá entrar na zona da degola caso o Vitória, o primeiro do Z4, vença o Fortaleza, o lanterna.
A bola vai rolar para as equipes a partir das 18h30, em São Januário, pela 25ª rodada. O jogo terá a transmissão do Amazon Prime.
Leia mais