
O Cruzeiro venceu o Novorizontino neste domingo (17), no Mineirão, por 2 a 1, com gols de Adriano e Rafa Silva. A vitória pôs fim a uma sequência de três jogos sem triunfos, fez uma manutenção na campanha cruzeirense de melhor mandante da Série B, e ainda disparou a liderança da Raposa, que está isolada no topo, com 41 pontos.
O Cruzeiro está a sete pontos do vice-líder, o Vasco, e a 15 do quinto colocado, o Sport. Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno, o time também já conquistou o título simbólico de campeão da primeira etapa.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por movimento e equilíbrio entre as equipes. O Novorizontino iniciou a partida tentando propor o duelo, fazendo infiltrações e pressionando as linhas do Cruzeiro. Tanto fez que, as primeiras duas chances de gol foram da equipe de São Paulo, com Douglas Baggio e Bruno Costa.
Porém, a Raposa foi quem abriu o placar, aos vinte minutos. Edu, pela direita, fez um lançamento para Adriano, já na área, que cabeceou para dentro do gol. O lance gerou polêmica para a arbitragem, que só confirmou o tento após mais de cinco minutos de checagem.
Depois de ter aberto a vantagem, a equipe celeste seguiu comandando o duelo, apesar do Novorizontino continuar gerando “incomôdo”. Depois do gol de Adriano, a equipe paulista ofereceu mais duas situações de perigo, mas o goleiro Rafael Cabral fez a defesa.
No segundo tempo, com poucas alterações, o clima continuou intenso e ambos os times conseguiram criar boas chances. O Novorizontino, por sua vez, manteve sua estratégia de ataque, mas adotou uma postura mais defensiva.
Aos 12 minutos, o goleiro Frigeri protagonizou uma grande defesa, impedindo uma bola de Leornardo Pais, pela esquerda. Aos 24 minutos, de novo, com participação do meia e chute de Daniel Jr, o arqueiro voltou a fazer uma grande defesa, impedindo o segundo gol celeste.
Aos 29, depois de insistir, a bola do Novorizontino entrou. O time puxou um contra-ataque com Quirino, que finalizou a jogada, deixando tudo igual no Mineirão.
O duelo seguiu com mais alterações e uma tentativa de reação do time celeste, que após alguns minutos, conseguiu se reencontrar na partida e liquidar o duelo. Quem fez o segundo foi Rafa Silva, que entrou no lugar de Edu e marcou aos 38 minutos.
Os minutos finais seguiram com a competitividade ainda em alta, mas a equipe paulista não conseguiu marcar novamente, e o Cruzeiro cravou a vitória.
O próximo compromisso da Raposa, que agora está totalmente focada na Série B, será nesta quarta-feira (20), pela última rodada do primeiro turno. A partida será contra o CSA, em Maceió, às 19h.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 1 NOVORIZONTINO
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Geovane), Oliveira e Eduardo Brock; Leonardo Pais, Adriano (Daniel Jr) e Neto Moura (Pedro Castro); Luvannor (Vitor Leque) e Edu (Rafa Silva).
Técnico: Paulo Pezzolano
Novorizontino
Lucas Frigeri; Willian Lepo, Wálber, Ligger e Paulinho (Romário); Léo Baiano (Barba), Gustavo Bochecha e Danielzinho (Johny Douglas); Bruno Costa, Ronaldo e Douglas Baggio.
Técnico: Rafael Guanaes
Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data: 17 de julho de 2022 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Eduardo Gonçalves da Cruz.
Cartões amarelos: Neto Moura, Zé Ivaldo, Geovane(Cruzeiro); Danielzinho (Novorizontino)
Gols: Adriano, do Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo e Rafa Silva, aos 38 minutos do segundo tempo; Quirino, do Novorizontino, aos 29 minutos do segundo tempo.
Leia mais