
O Cruzeiro precisou recorrer mais uma vez à grande arma desta temporada nesta quarta-feira (1) na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil para superar o ABC, no Mineirão: a bola aérea. Com uma equipe quase toda reserva, a Raposa não fez uma boa exibição e encontrou dificuldades para escapar da marcação do time potiguar. O único gol da partida foi marcado na etapa final com o zagueiro Léo, após uma cobrança de escanteio de Dagoberto.
Com o resultado, a Raposa leva a vantagem para a partida de volta, que será realizada em 15 de outubro, na Arena das Dunas, às 22h. O time estrelado se classifica para as semifinais mesmo com um empate ou com uma derrota com a diferença de um gol. Na temporada passada, a equipe havia saído da competição nas oitavas de final, ao ser eliminada pelo Flamengo.
Confira a galeria de imagens da partida:
Para a partida desta noite, o técnico Marcelo Oliveira havia feito mistério para revelar quem entraria em campo. Porém, devido ao cansaço de vários atletas por conta da maratona de jogos pelo Campeonato Brasileiro, colocado em evidência principalmente após o empate em 0 a 0 com o Sport, na Arena Pernambuco, apenas três titulares iniciaram a partida contra o ABC: o goleiro Fábio, o zagueiro Manoel e o lateral-esquerdo Egídio.
Borges, que se recuperou de lesão muscular na coxa, reapareceu na equipe, após dois meses, no lugar do centroavante boliviano e artilheiro da equipe no Brasileirão, com 12 gols, Marcelo Moreno. Porém, o atleta pouco foi utilizado na primeira etapa.
“Tem dois aspectos, tirar jogadores com desgaste muito grande e dar a oportunidade para jogadores que querem mostrar seus trabalhos. Já jogaram e participaram sempre. Achamos que temos um time forte para superar com votante um possível desentrosamento”, afirmou o treinador Marcelo Oliveira antes de a bola rolar.
A decisão de poupar quase todo o time titular foi em virtude da sequência da temporada, para não perder atletas por contusão e pela próxima partida do Brasileirão. A Raposa, líder isolada com seis pontos de vantagem, entra em campo novamente já no próximo sábado (4), no Mineirão, às 18h30, em um duelo importante contra o vice Internacional.
Por outro lado, o ABC veio repleto de desfalques: o volante Somália, o atacante Dênis Marques, no departamento médio, e o meia Rogerinho, suspenso. Já os volantes Michel e Marcel não puderam atuar, pois já jogaram o torneio por outra equipe. “É muito difícil, tenho cinco desfalques, mas a vida é feita de desafios, pedi para eles terem muita iluminação, pois jogar com o Cruzeiro não é fácil”, afirmou o treinador do time de Natal, Moacir Júnior, ex-América.
A expectativa dos torcedores cruzeirenses era ver o líder do Brasileirão superar o ABC sem grandes dificuldades e abrir grande vantagem na classificação para a semifinal. Porém, o time potiguar, que é o atual 12º colocado na Série B do Campeonato Brasileiro, não se intimidou; apesar de atuar com uma proposta mais defensiva e jogar por uma bola em contra-ataque, quando saíam em velocidade.
Apesar de ter entrado com uma equipe reserva, mas no mesmo esquema formado por Marcelo Oliveira, a Raposa não conseguiu repetir suas boas atuações e criou pouco. Os adversários deram trabalho ao ataque do Cruzeiro, marcando forte pelo meio campo.
A melhor oportunidade da Raposa foi no fim da primeira etapa com Egídio, que fez uma boa jogada individual e mandou forte para o gol. A bola saiu rente a trave direita do goleiro Camilo. A equipe saiu para o intervalo em meio as vaias e aplausos.
“Eles vem para jogar por uma bola, jogando no nosso erro”, afirmou Marlone após os primeiros 45 minutos. “A gente está tentando envolver, tocando para o lado, tem que tentar de todas as maneias para furar a barreira”, comentou o volante Nilton.
Para a etapa final, o treinador Marcelo Oliveira sacou Egídio, que reclamou de um desconforto na coxa, e promoveu a entrada do lateral-direito Mayke. Com isso, o experiente Ceará trocou de lado e passou a atuar pelo lado esquerdo.
Para alimentar o sistema ofensivo e aumentar o poder de criação, dois titulares voltaram para reforçar a equipe. Ricardo Goulart entrou no lugar de Willian Farias e Marcelo Moreno ficou com a vaga de Borges.
O gol saiu mesmo de uma das armas da equipe na temporada: a bola aérea. Aos 33 minutos da etapa final, Dagoberto cobrou escanteio na esquerda e o zagueiro Léo subiu e cabeceou no canto alto esquerdo do gol.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 1 x 0 ABC-RN
CRUZEIRO - Fábio; Ceará, Manoel, Léo e Egídio (Mayke); Willian Farias (Ricardo Goulart), Nilton e Marlone; Dagoberto, Borges (Marcelo Moreno) e Willian. Técnico: Marcelo Oliveira.
ABC - Camilo; Madson, Sueliton, Marlon e Samuel; Fábio Bahia, Daniel Amora, Xuxa e Patrick (Luciano Amaral); João Paulo (João Henrique) e Rodrigo Silva (Beto). Técnico: Moacir Júnior.
GOL - Léo, aos 33 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Pablo dos Santos Alves (ES).
CARTÕES AMARELOS - Sueliton, João Paulo, Camilo, Dagoberto e Xuxa.
RENDA - R$ 406.115,00.
PÚBLICO - 12.522 pagantes (14.093 no total).
LOCAL - Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).