
Com o acesso garantido para a Série A e o título da Série B nas mãos, o Cruzeiro já planeja como será seu retorno para a elite nacional em 2023. O técnico Paulo Pezzolano já falou da necessidade de reforços para o elenco, que tem mais de um time em fim de contrato e terá o retorno de sete jogadores emprestados.
O Cruzeiro já anunciou a renovação dos contratos de Rafael Cabral, Lucas Oliveira, Neto Moura e Filipe Machado. Por outro lado, já sabe que não contará com o experiente Rômulo, que tinha contrato até março de 2024, mas negociou para sair no fim da temporada. Fora esses jogadores, outros 11 tem contratos apenas até o fim de 2022 e seguem com situações indefinidas, são eles:
Matheus Bidu: contrato de empréstimo, com preço fixado em 1,2 milhão de euros. O valor dificulta a contratação e o Cruzeiro tenta abaixá-lo junto ao Guarani.
Zé Ivaldo, Jajá e Pablo Siles: ambos emprestados pelo Athletico Paranaense. No entanto, nenhum dos três tem preço fixado, ou seja, o Cruzeiro terá que negociar diretamente com os paranaenses, algo que pode dificultar que fiquem no clube. Os dois primeiros são importantes para o time de Pezzolano e um esforço maior pode vir a ser feito pelo clube.
Willian Oliveira: emprestado pelo Ceará, o volante falou recentemente que ainda não tem situação definida se fica ou não no Cruzeiro.
Chay: emprestado pelo Botafogo, o meia chegou ao Cruzeiro no meio da temporada, mas teve poucas oportunidades (por conta de lesão) e não deve permanecer em 2023.
Fernando Canesin: titular do Cruzeiro no início do ano, o meia perdeu espaço ao longo da temporada e não vem sendo relacionado mais para os jogos, ou seja, não ficará no clube.
Leo Pais: coringa de Pezzolano, o uruguaio foi contratado com baixo custo e pode permanecer na Raposa por ser importante para o estilo de jogo do treinador, mas a permanência ainda é incerta.
Rodolfo: pouco aproveitado, o atacante vai retornar ao América ao fim do ano.
Luvannor: mesmo com opção de renovação para mais um ano de contrato e uma identificação rápida com o clube, o atacante não deve permanecer no Cruzeiro na próxima temporada.
Rafa Silva: importante quando entrou em campo, o atacante tem chances de permanecer na Raposa, mas tem sondagens para retornar ao futebol asiático no próximo ano.
Além dos jogadores em fim de contrato, outros podem deixar o Cruzeiro em 2023, como os goleiros Gabriel Mesquita e Denivys, reservas de Rafael Cabral. O zagueiro Wagner Leonardo, que tem empréstimo até o fim do Mineiro de 2023, pode ter o empréstimo encerrado no fim do ano, retornando assim ao Santos, já que não está sendo nem relacionado para os jogos. Outros jogadores pouco aproveitados e que tem boas chances de deixarem o clube são os meias Pedro Castro e João Paulo, e o atacante Waguininho, os três com contrato até o fim de 2023.
Quem retorna ao Cruzeiro em 2023?
O Cruzeiro tem sete jogadores que retornam ao clube após empréstimos nesta temporada. São eles: o zagueiro Mateus Silva (Ponte Preta), o lateral-esquerdo Rafael Santos (Coritiba), os meio-campistas Lucas Ventura (Avaí) e Claudinho (Chapecoense), além dos atacantes Willian Pottker (Avaí) e Vitor Leque (sem clube após pedir dispensa do Juventude). Dos citados, Rafael Santos é quem tem mais possibilidade de ganhar chances em 2023, mesmo assim, não são altas. Fora o lateral, todos os outros jogadores devem deixar a Raposa novamente.
O atacante Bruno José está emprestado ao Guarani até o fim do Paulista de 2023, mas também não deve retornar ao Cruzeiro após esse período, sendo novamente emprestado, vendido ou liberado.
Leia mais