Outubro a Novembro

Cruzeiro teve 66,66% de aproveitamento entre Datas Fifa; repetindo, fecha série A com 74 pontos

Pontuação é de vice-campeão em dois dos três últimos anos de Brasileirão

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/11/2025 às 16:48.
Cruzeiro ficou invicto em seis jogos antes realizados entre a pausa da Data Fifa de Outubro até a de novembro (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
Cruzeiro ficou invicto em seis jogos antes realizados entre a pausa da Data Fifa de Outubro até a de novembro (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Assim como acontecerá no dia 20 de novembro, o Cruzeiro retornou da última parada da Data Fifa - em outubro -  atuando fora de casa, em duelo pelo Brasileirão. O confronto foi o clássico contra o Atlético, na Arena MRV, marcado por reclamações contra a arbitragem e expulsão de Kaio Jorge.

Após o clássico, foram mais cinco jogos até essa nova paralisação. Destes, o time celeste não perdeu nenhum. Ao todo foram três vitórias e três empates - um aproveitamento de 66,66%. A equipe de Leonardo Jardim marcou seis gols e sofreu apenas dois gols. 

Nesta nova volta o Cruzeiro terá apenas cinco jogos pela série A. Se repetir o aproveitamento, a equipe somaria mais 10 pontos e fecharia a competição com 74. Pontuação que já seria suficiente para terminar, no mínimo, na quarta colocação. Isso porque dos 15 pontos que restam, o clube não poderia ser alcançado pelo Bahia - o quinto colocado, com 53 pontos.

Os comandados de Jardim poderiam cair para a quarta colocação, vaga ocupada pelo Mirassol, somente pelo critério de desempate. Vencendo todos os cinco compromissos, a sensação do campeonato chegaria aos mesmos 74 pontos do Cruzeiro, com as mesmas 21 vitórias. Assim, o saldo de gols poderia definir as colocações. Atualmente a Raposa está à frente por cinco tentos a mais (64 contra 59). 

Em comparação com os três últimos anos, essa pontuação garantiu ao menos o vice-campeonato. Em 2022, o Inter fechou na segunda colocação com 73 pontos, enquanto o Palmeiras conquistou o título com 81. Em 2023, os 74 dariam o troféu para a Raposa, já que o bicampeonato do Palmeiras foi alcançado com 70 pontos, enquanto o Grêmio terminou na segunda colocação com 68.

No ano passado, o caneco ficou nas mãos do Botafogo, que somou 79 pontos na tabela, e o vice foi para o Palmeiras, com 73, igualando a pontuação de 2022.  Nesta temporada, o Palmeiras lidera o torneio com 68 pontos, tendo ainda 18 pontos em disputa.

Com a mesma situação, e pontuação, está o Flamengo, o segundo colocado. O Rubro-Negro está atrás do Porco no número de vitórias (21 contra 20), o primeiro critério de desempate. No sábado (15) os dois times "pagarão" os jogos atrasados neste período de Data Fifa. O Palmeiras enfrentará o Santos, na Vila Belmiro - pela 13ª rodada - , e o Flamengo vai ao Recife encarar o Sport, pela 12ª rodada. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por