Qual formação?

Cruzeiro vai jogar com três zagueiros em 2024? Larcamón responde

Treinador é conhecido por utilizar esquemas com uma linha defensiva com cinco jogadores

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
05/01/2024 às 15:22.
Atualizado em 05/01/2024 às 16:21
 (Reprodução / Instagram Nicolás Larcamón)

(Reprodução / Instagram Nicolás Larcamón)

Novo técnico do Cruzeiro, Nicolás Larcamón é conhecido por utilizar um esquema com três zagueiros para auxiliar a equipe na saída de bola. Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (5), o treinador foi questionado sobre qual seria a formação utilizada pela Raposa em 2024. Segundo o comandante, a formação pode variar de acordo com o adversário. 

“Se analisarmos as partidas, sobretudo neste último ano, a estrutura de linha de três zagueiros, com a abertura de ter um volante em uma dessas funções, é para quando estamos com a bola. Defensivamente, jogaremos da forma que se adapte ao adversário”, afirmou o técnico, ao citar o esquema utilizado no antigo clube, o León, do México. 

Em 2023, o Cruzeiro utilizou predominantemente o esquema com uma linha de quatro defensores (dois zagueiros), o que contribuiu para que a Raposa tivesse a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Para Larcamón, jogar com dois ou três zagueiros não é uma definição imutável. 

“Hoje é muito comum que os times rivais joguem com três atacantes e com essa distribuição nós saímos com uma linha de quatro defensores (dois zagueiros). Caso os rivais joguem com dois centroavantes, usaremos a linha de três centrais. Mas não é necessário que modifique completamente a estrutura defensiva que teve bons números em 2023”, disse o argentino. 

Na campanha de acesso do time celeste para a Série A, sob o comando de Paulo Pezzolano, o Cruzeiro utilizava uma formação com três zagueiros. Dos defensores titulares daquela época, dois estão no elenco atual, o recém-contratado Zé Ivaldo e o remanescente Lucas Oliveira. 

Além dos zagueiros remanescentes do ano de acesso, a Raposa ainda tem no plantel João Marcelo, Neris e Rhuan Santos, da base. 

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por