Cruzeiro vence Corinthians pelo placar mínimo e volta à liderança

Wallace Graciano - Hoje em Dia
06/06/2013 às 00:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:52

Com um gol de pênalti já no final da partida, o Cruzeiro superou o Corinthians por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (5), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e fez a festa de sua torcida, que viu a Raposa voltar à liderança do torneio. O time estrelado foi pouco criativo no primeiro tempo, mas reagiu na etapa derradeira e foi premiado com o gol de Dagoberto, aos 39 minutos, para conseguir os tão desejados três pontos.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e se beneficiou das derrotas de São Paulo e Botafogo para ocupar a liderança do Campeonato Brasileiro, graças ao maior número de gols marcados frente ao tricolor (Nove contra Sete).  

Agora, o papel do time estrelado será secar o Fluminense, que encara o Coritiba nesta quinta-feira, no Couto Pereira, às 21 horas. Com uma vitória do Coxa, os comandados de Marcelo Oliveira terminarão a quarta rodada na liderança do torneio.

O Cruzeiro voltará a Sete Lagoas no próximo sábado, quando encara o Internacional, às 16h20, na Arena do Jacaré. Na mesma data, porém às 18h30, o Corinthians recebe a Portuguesa, no Pacaembu, no duelo de paulistanos.

Faltou inspiração

O Cruzeiro não teve motivos para reclamar na noite desta quarta-feira. Sua torcida foi em bom número na Arena do Jacaré, as dimensões reduzidas favoreciam um clima de pressão sobre o forte Corinthians e o grama do estádio estava em boas condições. Era uma situação favorável para uma boa apresentação. Pena que não veio na primeira etapa.

Ao contrário do que se esperava, o Corinthians não veio buscando somente os contra-ataques. Impôs seu ritmo de jogo durante todo o primeiro tempo, incomodando, e muito, a defesa estrelada. Com sua boa disposição tática, o time comandado por Tite soube compactar as linhas de ações da Raposa e abrir brechas em meio aos volantes celestes. Tanto foi que Pato teve quatro oportunidades claras de tirar o primeiro zero do placar, duas delas com bolas lançadas em meio aos beques adversários. Em todas, Fábio fez grandes intervenções para salvar os donos da casa.

Com Diego Souza apagado e Éverton Ribeiro inconstante, a Raposa pouco criou. A bola até que chegava com alguns espaços, principalmente nas alas, setor que se apresentou vulnerável pelo lado alvinegro. Porém, o Cruzeiro não soube aproveitar essas pequenas brechas, com jogadas previsíveis e pouco inspiradas. Descer para o vestiário com um 0 a 0 até que não foi um resultado ruim para o time celeste.

Novo panorama

Os comandados de Marcelo Oliveira precisavam mostrar mais ímpeto na frente para conseguir a tão desejada vitória. E assim foi. Trabalhando melhor a bola e girando quando tinha a posse dela, o Cruzeiro foi chegando com maior perigo no gol defendido por Cássio, mudando, assim, o panorama da partida.

Acuado, o Corinthians combatia as ofensivas celestes cercando as linhas de passe. Porém, a coisa começou a ficar feia quando o ligeiro Élber entrou no lugar de Éverton Ribeiro, que pouco produziu nesta noite. Desde suas primeiras jogadas, o rápido meia-atacante bagunçava o setor esquerdo alvinegro, mostrando grande mobilidade e trazendo temor por ali. Graças a essa característica, ele recebeu um belo cruzamento aos 35. Porém, de forma incrível, perdeu uma chance cara a cara para abrir o placar, quando chutou para longe, já dentro da pequena área, após dominar a bola com estilo. Pecado.

Sua redenção viria dois minutos depois, quando recebeu lançamento nas costas de Fábio Santos e só não avançou rumo ao gol porque foi derrubado dentro da área. Além de conseguir a penalidade, o arisco meia-atacante da Raposa mandou o lateral alvinegro para o chuveiro mais cedo, uma vez que o camisa 6 do Corinthians já tinha cartão amarelo e recebeu outro após cometer a infração. Na marca do cal Dagoberto não perdoou, chutando rasteiro no canto esquerdo de Cássio e anotando aquele que seria o único gol da partida. 1 a 0.

Élber foi derrubado dentro da área por Fábio Santos (Foto: Carlos Roberto)

O time celeste conseguiu se redimir de seus próprios erros. Antes pouco inspirado no primeiro tempo, soube trabalhar a bola com tranquilidade, sem afobação e fez justiça ao placar obtido na etapa derradeira. Mais que isso. Volta a liderança da peleja e se reafirma como um dos potenciais candidatos ao título Para isso, terá de mostrar o poder de recuperação desta noite. 

FICHA TÉCNICA CRUZEIRO 1 X 0 CORINTHIANS   CRUZEIRO: Fábio,  Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo, Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Éverton Ribeiro (Élber), Diego Souza; Dagoberto e  Anselmo Ramon (Luan). Técnico: Marcelo Oliveira   CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Paulo André, Gil, Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Danilo, Douglas (Romarinho); Emerson e Alexandre Pato. Técnico: Tite   Gol: Dagoberto (pen.) (aos 39' do 2º tempo) Motivo: Jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Data: 5 de junho de 2013 Estádio: Arena do Jacaré Local: Sete Lagoas Arbitro Jailson Macedo Freitas (BA) Árbitros assistentes: Fabio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) Árbitros assistentes adicionais: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ) e Antonio F de Carvalho Schneider (RJ) Cartões amarelos: Gil e Emerson Sheik (Corinthians); Bruno Rodrigo (Cruzeiro) Cartão vermelho: Fábio Santos (Corinthians)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por