Emocionante até o último lance. Essa foi a melhor frase para definir a partida entre Cruzeiro e CSA disputada no Mineirão, confronto esse que marcou a última rodada da Série B de 2022. O time alagoano saiu na frente com o meia Lourenço e Geovane empatou de cabeça, ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o CSA marcou novamente aos 35 minutos através de Lucas Barcelos, mas aos 43, Rômulo empatou e Luvannor aos 45 minutos, marcou o gol da virada da Raposa.
Com o resultado, o Cruzeiro alcançou os 78 pontos na temporada, enquanto o CSA amargou o rebaixamento para a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.
A partida marcou a entrega da taça de campeão para a Raposa que alcançou o feito na 32ª rodada. O destaque do fim de tarde no Gigante da Pampulha foi o público de 61.291 pessoas, recorde da temporada.
O Jogo
O primeiro time a assustar foi o CSA. Aos 11 minutos, Lucas Oliveira afastou mal e da intermediária Yann arriscou, mas Rafael Cabral defendeu sem dificuldades.
O Cruzeiro respondeu aos 15 minutos, Geovane recebeu grande lançamento pela direita, ganhou do marcador e cruzou, a zaga afastou e Pedro Castro acabou batendo para o gol prensado com o defensor do time alagoano.
Três minutos depois, escapada de Cipriano pela esquerda. O ala avançou e enxergou a entrada de Bruno Rodrigues pelo meio, o atacante matou a bola, enganou o marcador e bateu de canhota à esquerda do gol defendido por Marcelo Carne.
Aos 21 minutos saiu o primeiro gol da partida. Lourenço caminhou para o ataque e da entrada da área arriscou de perna direita, a bola ganhou velocidade e entrou na meta defendida por Rafael Cabral. Falha do goleiro celeste. 0 a 1 CSA.
No minuto seguinte, Eduardo Brock arriscou do meio-campo e quase surpreendeu o goleiro Marcelo Carne que jogou para escanteio.
Com 33 minutos, Pedro Castro tabelou com Edu e bateu da entrada da área. Carne, bem colocado, abraçou a bola.
Empate da Raposa, aos 39 minutos. Escanteio cobrado por Felipe Machado e Geovane Jesus cabeceou no canto direito do gol defendido por Marcelo Carne. 1 a 1.
No lance seguinte, o Cruzeiro marcou o segundo gol através de Bruno Rodrigues, mas o assistente assinalou impedimento corretamente.
No último lance do primeiro tempo, Cipriano cruzou pela direita e Brock cabeceou com grande perigo à meta do time alagoano.
Segundo Tempo
Mais uma vez, o time que assustou primeiro foi o CSA. Cruzamento pela direita, aos seis minutos, e Rodrigo Rodrigues perdeu o desempate dentro da pequena área. Dois minutos depois, Osvaldo, de frente para a meta, chutou e Rafael Cabral fez grande defesa.
O Cruzeiro chegou com perigo aos 15 minutos. Depois do escanteio, a bola sobrou para o Jajá na esquerda, o atacante driblou o marcador e chutou no canto, Marcelo Carne fez grande defesa e evitou a virada.
Aos 30 minutos, Felipe Machado arriscou da intermediária e quase marcou o segundo gol da Raposa.
Três minutos depois, Gabriel foi lançado em posição duvidosa, tocou para Lucas Barcelos que, sozinho, empurrou para as redes. 1 a 2.
Aos 43 minutos veio o gol do merecimento. Brock cobrou falta por baixo, a bola bateu em Edu e sobrou para Rômulo, que de perna direita empatou a partida.
Para coroar a multidão de 61.291 pessoas presentes no Gigante da Pampulha, Luvannor recebeu de Pais aos 45 minutos e chutou de canhota para virar a partida e explodir o estádio . 3 a 2.
Ficha Técnica
Cruzeiro x CSA
Cruzeiro: Rafael Cabral, Geovane Jesus (Léo Pais), Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock (C) e Matheus Bidu; Felipe Machado (Rômulo) e Pedro Castro (Willian Oliveira); Bruno Rodrigues (Luvannor), Edu e Marquinhos Cipriano (Jajá)
Técnico: Paulo Pezzolano
CSA: Marcelo Carne, Everton Silva (Lucas Marques), Douglas, Lucão e Diego Renan; Geovane, Yann Rolin (Gabriel Tonini), Gabriel ( C ) (Ferreira) e Lourenço (Lucas Lourenço); Osvaldo (Lucas Barcelos) e Rodrigo Rodrigues
Técnico: Adriano Rodrigues
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data: 6 de novembro de 2022
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Jean Pìerre Gonçalves Lima (RS)
Assistente 1:Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Assistente 2:Luanderson Lima dos Santos (BA)
Quarto Árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (MG)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins/VAR-FIFA (RS)
Cartões amarelos: Lucas Oliveira, Geovane Jesus (Cruzeiro); Yann Rolin, Geovane (CSA)
Gols: Lourenço, aos 21 minutos, Geovane aos 39 minutos do 1º tempo; Lucas Barcelos aos 33, Rômulo aos 43 e Luvannor aos 45 minutos do 2º tempo.