Cruzeiro vence o Fluminense no Maracanã, quebra tabus e assume liderança do Brasileiro
Com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge, equipe celeste supera o Tricolor carioca fora de casa e lidera o Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde 2014
O Cruzeiro venceu o Fluminense por 2 a 0 nesta quinta-feira (17), no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Fabrício Bruno e Kaio Jorge, ambos no primeiro tempo. Com o resultado, o time celeste assumiu a liderança do campeonato após mais de 11 anos.
A vitória marcou o fim de um longo jejum do Cruzeiro diante do Fluminense no Maracanã. O último triunfo havia sido em 2008. Desde então, foram 11 confrontos no estádio, com oito vitórias do clube carioca e três empates. Foi também o primeiro resultado positivo do Cruzeiro sobre o Fluminense no Novo Maracanã, reformado para eventos da FIFA em 2013 e 2014.
Os gols saíram ainda na etapa inicial. Aos 29 minutos, Matheus Pereira cobrou escanteio e Fabrício Bruno marcou de cabeça. Cinco minutos depois, Kaio Jorge finalizou jogada construída em contra-ataque puxado por Fagner, que iniciou a jogada após recuperar a bola de Fuentes.
Mesmo pressionado, o Cruzeiro soube administrar o resultado. O Fluminense teve mais posse de bola e tentou reagir no segundo tempo, acertando três bolas na trave. A equipe carioca também reclamou de um pênalti sobre Jhon Arias aos oito minutos da etapa complementar, mas o árbitro Rafael Klein mandou seguir.
O goleiro Cássio, contratado recentemente pelo Cruzeiro, teve atuação segura e contou com boa organização defensiva da equipe mineira, que resistiu à tentativa de reação do adversário. A torcida tricolor chegou a vaiar o time durante o segundo tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro terminou a rodada na liderança do Brasileirão, feito que não alcançava desde 7 de dezembro de 2014, quando venceu o próprio Fluminense por 2 a 1 no Mineirão, na 38ª rodada daquela edição.
No Maracanã, o presidente da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, acompanhou a partida e conversou com o goleiro Fábio antes do apito inicial. Fábio é ídolo histórico do Cruzeiro e atualmente defende o Fluminense.
A partida também marcou a despedida de Jhon Arias, vendido ao Wolverhampton, da Inglaterra, por 22 milhões de euros. O colombiano encerra sua passagem pelo Fluminense com 230 partidas, 47 gols e 55 assistências.
O Cruzeiro volta a campo no domingo (20), às 16h, no Mineirão, para enfrentar o Juventude, pela 15ª rodada. No mesmo dia, o Fluminense enfrenta o Flamengo às 19h30, no Maracanã, em clássico válido pela mesma rodada do Campeonato Brasileiro.
Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
Fluminense:Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes (Renê) e Fuentes; Martinelli (Lima), Hércules e Nonato (Serna); Soteldo (Keno), Arias e Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.
Cruzeiro:Cássio; Fagner, Villalba, Fabrício Bruno e Kauã Prates (William); Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Jonathan Jesus) e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: Jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 17 de julho de 2025 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Klein (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)
Gol: Fabrício Bruno (29min1ºT), Kaio Jorge (34min1ºT)
Cartão amarelo: Martinelli (FLU); Cássio, Marquinhos (CRU)
Cartão vermelho: Não houve
Público presente: 45 681
Público Pagante: 42.542
Renda: R$ 1.781.172,00
Leia mais