60 mil sócios

Diretor financeiro do Cruzeiro explica como o programa de sócio-torcedor ajuda o clube

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
17/06/2022 às 18:00.
Atualizado em 17/06/2022 às 18:55
Clube mantém boa média de público nos estádios (Divulgação / Cruzeiro)

Clube mantém boa média de público nos estádios (Divulgação / Cruzeiro)

A meta imposta por Ronaldo era 50 mil sócios-torcedores. Na última sexta-feira (17), o Cruzeiro bateu a marca dos 60 mil associados. Mas como esse dinheiro ajuda o clube no dia a dia? Raphael Vianna, CFO (diretor financeiro) do clube, explica. 

"Esse valor entra como ajuda no que a gente chama de capital de giro. O apoio dos torcedores é muito importante para o Cruzeiro, tanto financeiramente quanto desportivamente. A dívida ainda é muito grande", comentou Raphael. 

Em entrevista ao Hoje Em Dia, o diretor explicou que o dinheiro gerado a partir da adesão dos sócios é utilizado nos custos do clube. Pagamento de dívidas a curto prazo, salários de jogadores e funcionários, além de custos logísticos do futebol celeste.

O clube não confirma, mas segundo apuração da reportagem, o programa de sócio gera, aproximadamente, R$ 2,2 milhões brutos por mês. Desse valor, ainda são descontados impostos e taxas. 

O número não cobre, por exemplo, a folha salarial do futebol que é R$ 2,7 milhões, mas é um excelente incremento nas finanças celestes. Raphael Vianna afirma que a situação financeira do Cruzeiro segue complicada.

A dívida, que girava em torno de R$ 1 bilhão quando ele assumiu o cargo, há seis meses, ainda é equacionada em conversas diárias com credores. Contudo, ele vê com otimismo o futuro.

"É importante dar essa mensagem otimista que conseguimos fazer muito, mas tem um caminho muito grande pela frente de anos até estabilizar o Cruzeiro. E vamos conseguir fazer isso", disse. 

O programa de Sócio Torcedor sempre foi uma aposta grande da diretoria montada por Ronaldo. Os planos do programa passaram por reformulação, mudança de preços e também por ajustes de benefícios. A ideia é seguir buscando melhoras para o modelo. 

"A gente quer transformar o sócio-torcedor. Queremos desconstruir que é um programa de desconto de ingresso e transformar num produto mais amplo. A ideia é atingir pessoas que são cruzeirenses, mas que não necessariamente gostam ou podem ir no estádio, mas que torcem e se identificam com a marca", disse. 

Na avaliação do diretor, com essa transformação, é possível bater a nova meta imposta por Ronaldo. O gestor celeste projeta alcançar 100 mil sócios até a próxima temporada. 

"Nós trabalhamos com uma meta interna. O Ronaldo espera que em caso de acesso e com o clube na Série A, tenha 100 mil sócios e acho extremamente possível", afirma o CFO. 

Razões para crescimento do programa

Raphael Vianna também comentou sobre o que, na visão dele, fez com que a torcida do Cruzeiro aumentasse a adesão ao programa. 

"Acho que tem a credibilidade que foi trazida pelo Ronaldo trazida no início, deu uma esperança, foi a primeira onda. A segunda é a performance em campo que está acontecendo melhor do que o esperado", disse. 

Sem dar detalhes quanto a novidades, afirmando que elas serão comunicadas pelo clube, o diretor celeste espera que haja um novo crescimento na adesão a partir das mudanças. 

"Tem muita gente trabalhando no programa para desvincular disso de ser só desconto em ingresso e ampliar o programa realmente. No Maracanã, os sócios fizeram um tour pelo estádio antes do jogo, por exemplo", comentou. 

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