Em jogo fraco, Cruzeiro fica no 1 a 1 com a Portuguesa no retorno do Brasileirão

Álvaro Castro – Hoje em Dia
Publicado em 06/07/2013 às 22:58.Atualizado em 20/11/2021 às 19:49.

O Cruzeiro não jogou bem e ficou no empate por 1 a 1 com a Portuguesa, na noite deste sábado (6) no Canindé, na primeira partida do Brasileirão após a parada para a Copa das Confederações. Os gols foram marcados por zagueiros em bola parada, refletindo a ineficiência das duas equipes em definir as chances com bola rolando.

O jogo começou com a Portuguesa em cima e aproveitando a primeira chance. Em lance de falta na área, o capitão Valdomiro apareceu entre Dedé e Bruno Rodrigo para carimbar a rede de Fábio, em seu jogo de número 500 pelo Cruzeiro. A resposta azul veio na mesma moeda, só que em cobrança de escanteio do estreante Souza que Bruno Rodrigo definiu bem.

O jogo foi muito truncado e marcado pelos incontáveis erros de passe e muita desorganização em campo. Pelo lado azul, Diego Souza nada fez e deixou o campo no começo do segundo tempo. Já na Portuguesa, muita velocidade, mas muitos erros no momento de definir o lance, aproveitando mal os diversos espaços deixados pelos mineiros.

O resultado deixa o time celeste com 9 pontos e ainda próximo do G4. Já a Portuguesa fica no meio da tabela com 7. Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o Náutico no domingo (14) às 18h 30 no Mineirão. Já a Portuguesa vai à Vila Belmiro encarar o Santos no mesmo horário, mas no dia anterior.

O jogo

Os dois times começaram com formações bem abertas e mal a bola rolou, a torcida da Lusa teve motivos para comemorar. O lateral-esquerdo Egídio fez um falta infantil no meia Souza. Na cobrança, Corrêa mandou a bola na cabeça de Valdomiro, que apareceu entre Dedé e Bruno Rodrigo para cabecear para a rede de Fábio, 1 a 0 aos 4 minutos.

O gol animou a Portuguesa que foi para cima, mas de forma desordenada. A Raposa tentou reagir aos 11 minutos. Nilton cobrou falta com violência e Lauro espalmou para a área. A defesa paulistana trabalhou bem e tirou a bola para escanteio. Após o lance, o time estrelado equilibrou o jogo, mas muito afoito, errava muito na saída de bola.

Se a bola aérea vem sendo o grande vilão do Cruzeiro no Brasileirão, foi através dela que a Raposa chegou ao empate. Aos 17 minutos, Souza cobrou ecanteio curto e Bruno Rodrigo se redmiu da falha e, de cabeça, colocou a bola no fundo da rede de lauro, deixando tudo igual.

O jogo seguiu bastante truncado, sem grandes chances para as duas equipes, que se postaram bem na marcação e contaram com os incontáveis erros na armação das jogadas ofensivas. No Cruzeiro, destaque negativo para o meia Diego Souza, muito lento e errando praticamente todas as jogadas que participou. Pelo lado da Lusa, muita velocidade pelas pontas, mas pouca objetividade e falhas no "último passe".

Aos 40 minutos, Luan teve uma grande chance. Após receber a bola na área, sozinho, o atacante celeste demorou demais para definir o lance e permitiu a chegada do goleiro Lauro, que fechou o ângulo, fazaendo o avante finalizar para fora. Vinícius Araújo ainda teve uma chance na cara de Lauro, mas o jovem centroavante perdeu mais um boa chance.

Segundo tempo

A etapa complementar começou com a Portuguesa dando um susto no goleiro Fábio. Caañete recuperou a bola após falha de Bruno rodrigo e rolou para Diogo na área. O atacante se antecipou e, de carrinho, conseguiu tocar na bola, que passou a esquerda de Fábio que apenas acompanhou o lance.

Os dois times voltaram com a mesma formação e os mesmos problemas em campo. Se o Cruzeiro dava muito espaço, sobretudo nas costas do lateral Egídio, a Lusa seguia desperdiçando as chances de armar o contra-ataque. Pelo lado celeste, muita vontade, mas muita ineficiência dos homens de frente, mostrando que o time sentiu a falta de Borges e, sobretudo, Dagoberto. Apesar de voluntarioso, Luan pouco produziu.

Com a baixa produção, Marcelo Oliveira tratou de mudar o time, tirando Diego Souza para a entrada do jovem Lucca. O camisa 10 deixou o gamado direto para o vestiário e não conversou com o treinador ou os companheiros no banco de reservas. Pouco depois, foi a vez de Anselmo ramon entrar para a saída de Vinícius Araújo. Do lado da Lusa, Romão entrou na vaga de Cañete, tirando um meia para colocar um homem de área.

A segunda mudança do Cruzeiro quase surtiu efeito imediato. O zagueiro Dedé deu grande lançamento para Everton Ribeiro, que avançou em velocidade pela direita. O meia cortou para dentro, cruzou de canhota e Anselmo Ramon apareceu na pequena área para cabecear. Lauro voou na bola e operou um pequeno milagre, evitando a virada azul.

A Portuguesa seguiu aproveitando a avenida deixada pelas subidas do lateral esquerdo Egídio. Aos 34 minutos, Souza saiu em velocidade e rolou na área para Romão. Bruno rodrigo se esticou todo para evitar que a bola chegasse ao centroavante. E a direita era mesmo o caminho da Lusa. Diogo deu grande passe para Luis ricardo na área. O lateral rolou para Romão que quase alcançou a bola, deixando a China Azul apreensiva.

O Cruzeiro teve uma chance de ouro para virar a partida aos 38 minutos. Após bate-rebate na área, Tinga bateu firme e Lauro voltou a soltar a bola. Anselmo Ramon, desequilibrado, bateu sozinho para o gol, mas o travessão salvou o goleiro Lauro em sua estreia pela Lusa. O Cruzeiro ainda teve mais uma chance clara com Lucca, que dentro da área bateu para longe do gol.

As duas equipes seguiram buscando o gol, mas a inoperância dos ataques manteve o placar inalterado até o apito final do árbitro.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA 1 X 1 CRUZEIRO

Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 06 de julho de 2013, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC)
Cartões amarelos: Souza, Ferdinando e Valdomiro (Portuguesa). Luan e Everton Ribeiro (Cruzeiro)
GOLS: PORTUGUESA: Valdomiro, aos quatro minutos do primeiro tempo
CRUZEIRO: Bruno Rodrigo, aos 17 minutos do primeiro tempo

PORTGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Ivan; Ferdinando, Corrêa, Souza e Cañete (Romão); Matheus e Diogo
Técnico: Edson Pimenta

CRUZEIRO: Fábio: Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza (Tinga), Everton Ribeiro e Diego Souza (Lucca); Luan e Vinicius Araújo (Anselmo Ramon)
Técnico: Marcelo Oliveira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por