Gilvan confirma iminente saída de Lucas Silva e propostas por Everton Ribeiro

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
23/01/2015 às 13:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:46
 (Alberto Ribeiro)

(Alberto Ribeiro)

O Cruzeiro segue agitado nos bastidores. Quem confirma é o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares. O mandatário revelou que é questão de tempo o anúncio da venda do volante Lucas Silva para o Real Madrid e reiterou que o assédio dos árabes sobre o meia Everton Ribeiro “esfriou”.

Segundo Gilvan, o craque dos últimos dois campeonatos brasileiros tem propostas de clubes, além de Dubaí, da China, da Itália e da Ucrânia, inclusive com ofertas maiores do que o Al Ahli, dos Emirados Árabes. “Ele está sendo pretendido por clubes de vários países com ofertas até maiores. O atleta você não pode exigir que ele vá para onde tem a melhor proposta, o clube tem que fazer o melhor para o outro clube, o atleta tem o direito de optar pelo país que oferece melhores condições para ele, a negociação dele está emperrada, parou, não continuou”, revelou Gilvan.

Everton está seduzido pelo milionário salário oferecido a ele pelos árabes de R$1,13milhões, três vezes maior do que o recebido na Toca da Raposa. Mesmo com a pressão, Gilvan não quer que o jogador fique desmotivado em caso de permanência no clube.

“Não tem que ficar chateado, Valdir e Benecy (gerente e supervisor) estão participando de todas as negociações e ele sabe que a gente fica até sem almoçar, até tarde da noite à disposição dos empresários, mostrando que o clube está fazendo o trabalho dele para não prejudicar. Mas não sai daquele parâmetro que o clube fixou. Do nível do Everton ribeiro não pode sair por qualquer preço, só porque querem sair (estafe do meia). Se não chegar (dinheiro pretendido), não sai”, finalizou.

Confira a entrevista na integra:

SAÍDA DE LUCAS SILVA

O que eu posso passar de oficial é que a negociação do Lucas Silva está bem adiantada, em fase de concretização. Possivelmente hoje a gente termina. Eles chegaram aos valores que o Cruzeiro pleiteava. O atleta fez uma pressão muito grande juntamente com o seu empresário. Não era desejo do Cruzeiro liberar nenhum dos seus atletas. A nossa intenção era entrar ainda mais forte para vencermos todas as competições em 2015. Se eles se esforçam e se tornam atletas vencedores, se o clube ganha títulos em função do desempenho deles, evidentemente, eles ficam valorizados. Com a vitrine que o Cruzeiro proporciona a eles, eles acabam sendo vistos no estrangeiro. Eles têm a possibilidade de ganhar mais prestigio, ainda mais sendo negociado para um clube da grandeza do Real Madrid, o mais rico do mundo. Isso balança qualquer atleta, até porque tem um salário também infinitamente maior do que se paga no Brasil.

PERCENTUAL DE LUCAS SILVA

Esse valor eu não gosto de passar para o público. Realmente é um percentual pequeno. O Cruzeiro tem investidores parceiros do Cruzeiro. Esses parceiros a gente chama e conversa com eles para renegociar. Na verdade, o percentual da transferência do Lucas Silva será grande, já que os parceiros concordaram em repassar percentuais. O próprio atleta cedeu o percentual dele ao Cruzeiro para ser negociado. Não vamos dizer quanto é, mas os parceiros foram bons para o Cruzeiro.

EVERTON RIBEIRO

O Everton Ribeiro tem negociação em andamento, mas ela parou, não deu continuidade e a gente tem esperança para que ele permaneça no Cruzeiro.

ASSÉDIO PELOS JOGADORES

Normalmente quando o clube faz a negociação do atleta, a gente traz o atleta para participar das negociações. Ele tem que saber que não é o clube que está emperrando as negociações. O Cruzeiro estabelece uma diretriz, os valores e aquilo tem que respeitado. Senão a gente fica parecendo um clube de camelô e fica desvalorizado como um clube que fica baixando os valores. Ele está jogando em um clube que é bicampeão brasileiro, chegou a uma final de Copa do Brasil e tem tudo para ter um desempenho melhor na Libertadores.

A intenção não era vender mais um. A transação não está sendo feita mais apenas por questão financeira do clube, até porque todos do Brasil atravessam momento difícil. Esse mês de janeiro tivemos que atrasar alguns dias de pagamento, porque viemos de um mês de dezembro que a receita cai muito. Somos o clube que mais coloca torcedores em campo. É uma receita significativa para o clube, O mês de janeiro a gente também não tem receita no futebol. Tivemos em 2014 um prejuízo financeiro muito grande em decorrência da realização da Copa do Mundo no Brasil. São meses que os clubes passam com a mesma despesa ou até com ela aumentada. Levamos o nosso plantel por dois anos seguidos para os Estados Unidos. Isso gera despesa para o clube sem receita. Tivemos falta de receita e aumento de despesa nos últimos dois anos. Chega um determinado momento que é impossível manter todos eles por causa da vitrine que é o Cruzeiro. Alguns estavam atingindo aquela idade que, se não saíssem, não gerariam mais receita. Eles não teriam o mesmo rendimento do atleta mais novo.

REPOSIÇÕES

Se nós trouxermos atletas como o Arrascaeta para o Cruzeiro e o prendermos no clube o resto da vida, nenhum deles vai querer vir para o Cruzeiro no futuro. O Cruzeiro não é um clube que compra jogadores e depois não vende. Quando você coloca para um atleta que ele receberá cinco, seis vezes mais em outro clube, você pode desmotivá-lo. Fica praticamente impossível a gente segurar os nossos atletas. Mas uma coisa os nossos torcedores podem ter certeza. Toda a receita obtida com a venda de atletas, com bilheteria e programa de Sócio do Futebol será revertida para o plantel. Vamos buscar atletas de grandes clubes do mundo para repor a saída dos atletas.

RECEITA

Tivemos que renegociar dívidas. O Cruzeiro trouxe para o plantel no momento que não tínhamos receita. Tivemos que renegociar, adiamos o pagamento dessa dívida e tivemos que pagar agora, em janeiro. Nós tivemos que vendê-los para fazer essa receita. Fizemos isso para que a gente tenha quitado as dívidas. Nos ajudou a quitar a folha de pagamento do mês de dezembro, que tem 13º, férias e o salário de dezembro. Você tem que rescindir contrato da comissão técnica e contratá-la novamente, o que gera despesa de imediato. Isso nos deu uma despesa imensa e ninguém imagina isso. Manter essa continuidade de pagar os atletas nos dá despesa também.

ARRASCAETA

O Arrascaeta é um sonho antigo do Cruzeiro, desde o ano passado, quando tivemos a oportunidade de enfrentar o Defensor. O futebol dele nos encantou, diretoria e comissão técnica. De lá até essa época, a gente vem acompanhando a carreira do atleta. Ele tem o perfil necessário para encorpar a equipe do Cruzeiro. Eu prometi aos nossos torcedores que toda a receita adquirida com o Sócio do Futebol será investida no futebol. Estamos repondo à altura. O Arrascaeta é um atleta de nível para reintegrar essa equipe do Cruzeiro para nos levar a novas conquistas. Ele é um atleta jovem, tem 20 anos e tem toda essa folha prestada ao futebol do Uruguai. Ele chega ao Cruzeiro integrando o programa de Sócio do Futebol. Ele chega como o associado de número 67.223.

MONTILLO

Montillo é especulação. Ele serviu muito ao Cruzeiro, foi muito útil. Hoje, o perfil do atleta que estamos buscando para o Cruzeiro é o mesmo dos atletas que estão saindo: jovens, mas com experiência o suficiente para disputar a Libertadores. O Arrascaeta já disputou a Libertadores e tem três anos como profissional. Os atletas que procuramos são aqueles que podem render para o Cruzeiro. O investimento que vamos fazer neles é para que eles possam sair no futuro.

INTERESSE EM PAULO ANDRÉ

O Paulo André é um zagueiro muito interessante, já foi levantada essa possibilidade, mas ele não tem esse perfil do atleta que o Cruzeiro tem interesse em contratar. Não é só por causa da cirurgia do Dedé que estamos trazendo. Precisamos de uma quantidade maior de zagueiros. Zagueiros podem se contundir e nós temos bons zagueiros para disputar os torneios. O atleta tem que ter o perfil de que queremos para o nosso plantel. Se ele se destacar, podemos ter nele a forma de fazer receita. Se você traz um atleta que já passou da idade para ser negociado, perde a oportunidade de fazer receita. O Paulo foi oferecido, mas não deu certo.

AROUCA

É um bom jogador, já foi até levantada essa possibilidade, mas ele tem uma situação indefinida com o clube dele, porque entrou na justiça, não tem a definição ainda e a gente tem notícia de que ele está negociando a saída dele para outro clube do futebol paulista. Não é um atleta que não pensemos em trazer e queremos um atleta que venha mais rapidamente para disputar o Campeonato Mineiro e a Libertadores.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por