O Mineirão emitiu uma nota após um torcedor do Cruzeiro publicar na noite dessa quarta-feira (14) um vídeo em que uma mulher, que estava no camarote reservado aos familiares e dirigentes do Palestino, estaria fazendo um gesto racista em direção aos torcedores celestes.
“O Mineirão lamenta e repudia qualquer ato de racismo ou injúria racial que por ventura ocorra dentro do estádio. Quando um fato é de seu conhecimento, o Mineirão busca trabalhar no atendimento, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de vítimas”, disse trecho da nota.
O estádio ainda ressaltou que tem mais de 400 câmeras de vigilância e está à disposição das autoridades policiais para auxiliar nas investigações.
O fato teria acontecido logo após Gabigol marcar o segundo tento da Raposa, que garantiu a vitória sobre o Palestino e registrada por Danilo Leite. Pelas redes sociais, se revoltou com o ato. “O que aconteceu no Mineirão hoje foi um absurdo. Primeiro esse camarada de preto fazendo claramente gestos R4CISTAS e depois essa mulher loira nitidamente imitando um macaco. Muito triste ver esse tipo de situação”, disse o torcedor.
Vale lembrar que após diversos casos de racismo, a Conmebol iniciou uma campanha antes das competições continentais iniciarem nesta temporada para conscientizar e combater a discriminação racial. “Futebol é paixão, união e respeito. Vamos continuar construindo um futebol sem racismo, violência e discriminação. Junte-se a nós!”
Leia a nota completa do Mineirão sobre o ocorrido no duelo entre Cruzeiro e Palestino:
"O Mineirão lamenta e repudia qualquer ato de racismo ou injúria racial que por ventura ocorra dentro do estádio. Quando um fato é de seu conhecimento, o Mineirão busca trabalhar no atendimento, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento de vítimas. O estádio tem mais de 400 câmeras de vigilância e está sempre à disposição das autoridades policiais para auxiliar nas investigações.
Com o apoio dos clubes e de órgãos públicos, o Mineirão faz constantemente campanhas educativas com o torcedor, tanto em dias de jogos, em seus telões e sistema de som, quanto em suas redes sociais. O Mineirão ressalta que é importante que as denúncias aconteçam para que os responsáveis sejam punidos".
Leia mais