Fora de campo, salários em dia. Na rotina dos treinos, muito empenho e dedicação. Dentro das quatro linhas, um time aplicado taticamente, em evolução e raçudo. Muito raçudo! Junte todos esses elementos a uma torcida fanática e que tem apoiado do primeiro ao último segundo de cada jogo e você terá a explicação para o Cruzeiro chegar à vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, alcançada neste domingo (8), graças à vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, no Independência.
Após seis partidas, quatro triunfos, um empate e uma derrota da equipe, o que significam 72,2% de aproveitamento na competição, o torcedor celeste se enche de esperança de que, diferentemente dos fracassos em 2020 e 2021, o acesso à Série A pode se concretizar. Há um longo caminho pela frente – 32 rodadas ainda –, mas se o espírito do time se mantiver assim e uma evolução acontecer, o sonho pode virar realidade.
Os azuis possuem 13 pontos, assim como o Bahia, que aparece à frente por ter melhor saldo de gols (sete contra três).
O jogo
O Cruzeiro mandou no primeiro tempo. Com uma marcação sob pressão, deu poucos espaços ao Grêmio. Ofensivamente, explorou bem os lados do campo, principalmente com Jajá e Matheus Bidu. E foi dos pés do lateral que saiu a jogada do gol. Aos 26 minutos, ele procurou Edu na área e viu Rodrigo Ferreira se antecipar e mandar para as redes, contra.
Diante de um Tricolor sem inspiração, a Raposa poderia ter ampliado ainda na primeira etapa, mas pecou no último passe.
No segundo tempo, o duelo ficou perigoso para os celestes, já que o time gaúcho adotou uma postura mais agressiva, em busca do empate.
Paulo Pezzolano fez bem a leitura de jogo, promoveu modificações, “sacando” atletas amarelados, casos de Zé Ivaldo e Geovane Jesus (Wagner Leonardo e Rômulo ocuparam os respectivos lugares), e apostou na velocidade de Waguininho na vaga de Edu, que correu muito em campo.
E lá atrás, Rafael Cabral salvou o time com, pelo menos, duas grandes defesas nos minutos finais, garantindo um triunfo suado ao Cruzeiro.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 GRÊMIO
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Wagner Leonardo), Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus (Rômulo), Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu (Rafael Santos); Luvannor (Miticov), Jajá e Edu (Waguininho)
Técnico: Paulo Pezzolano
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva) e Bitello (Campaz); Elias Manoel (Janderson), Biel (Ricardinho) e Diego Souza (Elkeson)
Técnico: Roger Machado
MOTIVO: 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 8 de maio de 2022 (domingo)
LOCAL: Independência
CIDADE: Belo Horizonte
ARBITRAGEM: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa) e Luiz Alberto Andrini Nogueira, todos paulistas
VAR: Vinícius Furlan (SP)
CARTÕES AMARELOS: Zé Ivaldo e Geovane Jesus (Cruzeiro); Lucas Silva e Villasanti (Grêmio)
GOL: Rodrigo Ferreira (contra) aos 26 minutos do primeiro tempo