A Liga Nacional de Basquete (LNB) confirmou que a temporada 2025/26 do Novo Basquete Brasil (NBB) será a maior desde a criação da competição, com 20 equipes participantes. Entre elas, o Cruzeiro fará sua estreia no torneio, que é considerado o principal do basquete nacional.
O campeonato contará com quase todos os clubes da última edição, exceto o São Paulo, que encerrou as atividades no basquete profissional. Permanecem Bauru, Botafogo, Brasília, Caxias, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Franca, Minas, Mogi, Pato, Paulistano, Pinheiros, São José, União Corinthians, Unifacisa e Vasco. Além do Cruzeiro, Osasco também debutará no NBB, enquanto o Rio Claro retorna à disputa.
O presidente da LNB, Rodrigo Montoro, afirmou que o aumento no número de participantes reforça a evolução do torneio. “Dois anos depois de termos batido o recorde de participantes, agora estamos passando desse número e totalizando 20 clubes. Isso mostra que o crescimento sólido que o NBB CAIXA vem apresentando em 18 temporadas é um dos sinais de que o basquete vem crescendo”, disse.
A fase de classificação será disputada em turno e returno, com 38 rodadas. Os 16 melhores avançarão aos playoffs, que voltam a ter o formato 1-2-2 nas séries melhor de cinco jogos. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Liga Ouro, enquanto apenas o campeão da edição de 2026 dessa divisão poderá buscar vaga no NBB da temporada seguinte. O Cruzeiro estuda mandar seus jogos no Ginásio do Barro Preto, sede social do clube em Belo Horizonte, ou no Mineirinho.
Montoro destacou também o calendário cheio da competição. “Temos a chancela da Confederação Brasileira de Basquete, o retorno do Torneio Abertura, o Jogo das Estrelas, a Copa Super 8 e um playoff com 16 equipes, o que deixa nosso calendário cada vez mais completo. O retorno da Liga Ouro é outro movimento importante e que mostra o crescimento contínuo do basquete brasileiro”, afirmou.
O Flamengo segue como maior campeão do NBB, com sete títulos, seguido por Franca, tetracampeão e vencedor das últimas quatro edições. A final mais recente foi decidida contra o Minas, com vitória por 3 a 1 na série. A transmissão da temporada 2025/26 seguirá no Disney+.
Leia mais