O Cruzeiro encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 37 pontos, conquistados em 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, desempenho que garantiu a 2ª posição após 19 rodadas. A colocação, porém, pode mudar antes da conclusão completa da metade inicial do torneio, já que o Palmeiras, terceiro colocado com 36 pontos, ainda tem dois jogos a menos.
As partidas pendentes do time paulista, contra Juventude e Santos, foram adiadas pela Confederação Brasileira de Futebol devido à participação do clube no Super Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Caso some ao menos dois pontos nesses confrontos, o Palmeiras ultrapassará o Cruzeiro, que cairia para a 3ª colocação. A CBF avalia marcar esses duelos nas semanas de 27 de agosto e 11 de setembro, período reservado às quartas de final da Copa do Brasil, competição da qual os três clubes não participam mais.
O Flamengo, líder com 40 pontos, também tem um jogo atrasado pela 12ª rodada, contra o Sport, fora de casa. Um tropeço pode abrir caminho para o Palmeiras assumir a primeira posição, caso o time alviverde vença seus compromissos pendentes. O Bahia, quarto colocado com 30 pontos e dois jogos a menos, não pode alcançar o Cruzeiro mesmo que vença ambos.
No último domingo (10), o Cruzeiro perdeu por 2 a 1 para o Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada. Fabrício Bruno abriu o placar para os mineiros, mas Guilherme e Caballero garantiram a virada santista no segundo tempo. A equipe volta a campo na segunda-feira (18) para enfrentar o Mirassol, às 20h, no interior paulista, pela abertura do returno.
Leia mais