No sufoco, Cruzeiro vence o Coritiba por 1 a 0 e dorme líder

Álvaro Castro - Hoje em Dia
Publicado em 03/08/2013 às 20:29.Atualizado em 20/11/2021 às 20:39.

O Cruzeiro não fez uma partida exuberante, mas superou a pressão e os erros e venceu o Coritiba por 1 a 0, na noite deste sábado (3) no Mineirão. O jogo, válido pela 11ª rodada do Brasileirão foi bem disputado e Luan, no começo do primeiro tempo, fez o gol que garantiu três pontos para a Raposa. O resultado garante, pelo menos momentaneamente, a liderança azul na competição nacional.

O jogo parecia que seria difícil desde os primeiros minutos. Com muita velocidade, o Coritiba começou em cima e apareceu bem em vários momentos. O Cruzeiro apostou na velocidade de seu ataque e contou com o oportunismo de Luan para marcar no começo da etapa inicial. O time estrelado foi bem nos primeiros 45 minutos, mas pecou muito na finalização e no último passe.

Pelo lado alviverde, muita velocidade e disposição, mas também falhas na finalização das jogadas. Sem Alex, contundido para a sorte do Cruzeiro, o Coritiba teve um Lincoln apagado e que pouco produziu. Mesmo assim os visitantes foram para cima e tiveram chances claras para empatar a partida em mais de uma oportunidade.

Com o resultado, o Cruzeiro fica temporariamente na liderança, com 21 pontos em 11 jogos. O Coxa deixa a ponta da tabela para ficar momentaneamente na segunda colocação com 20.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai a Criciúma encarar o Tigre, na quarta-feira (7), às 19h 30. O Coritiba, por sua vez, irá até porto Alegre enfrentar o Grêmio, às 21 horas de quinta-feira (8).

O jogo

O Coritiba iniciou o jogo parecendo que viria ao Mineirão para vencer, com velocidade e rapidamente chegando à defesa do Cruzeiro. Mesmo com os desfalques, o time coxa branca foi melhor nos primeiros 10 minutos, com maior volume de jogo e posse de bola. Contudo, a máxima do futebol valeu e aos 12 minutos, o Cruzeiro abriu o placar para explodir o Mineirão.  Ricardo Goulart deu lindo passe em profundidade para Mayke na ponta direita. O garoto avançou, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola encontrou Luan no segundo pau que, com faro de gol, empurrou a bola para dentro, 1 a 0 Cruzeiro.

Apenas dois minutos depois, o time celeste ainda teve chance de fazer mais um. Victor Ferraz vacilou na frente de Luan, que avançou sozinho. O camisa 88 foi fominha e não viu Vinícius Araújo que entrava livre na direita, desperdiçando boa chance estrelada. O gol definitivamente animou o Cruzeiro, que controlou o jogo e, com muita velocidade, foi mais efusivo na frente. Aos 20 minutos, Souza deu lindo passe de três dedos para Everton Ribeiro. O meia tentou na corrida e foi derrubado. No lance, o árbitro marcou toque de mão e deu cartão amarelo para o jogador, para desespero da torcida celeste.

Se o Coritiba tinha mais homens no meio e aos poucos foi equilibrando a partida, o Cruzeiro contava com a grande movimentação dos homens de frente, com Vinícius Araújo, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart trocando constantemente de posição. Contudo, com apenas dois homens marcando, o Coritiba foi chegando e aos 31 minutos levou perigo com Robinho, que obrigou Fábio a fazer grande defesa, segurando o resultado parcial.. O jogo seguiu bastante disputado até o fim da etapa inicial, lá e cá e com ambas as equipes mostrando velocidade e um bom repertório de jogadas, mas pecando no último passe.  Luan se apresentou bem durante os primeiros 45 minutos, mas pecou muito na definição das jogadas, desperdiçando vários cruzamentos e contra-ataques estrelados.
 


Segundo tempo

Os dois times começaram um pouco confusos, errando muitos passes. O Cruzeiro foi o primeiro a colocar a bola no chão e chegar com perigo. Everton Ribeiro foi derrubado na intermediária. Egídio cobrou falta para a área e Ricardo Goulart cabeceou no travessão, animando a torcida presente ao Gigante da Pampulha. Contudo nem tudo eram flores. Aos 9 minutos, rápido contra-ataque estrelado. Everton Ribeiro lançou Vinícius Araújo que, literalmente sozinho, bateu na saída de Vanderlei. O goleiro paranaense defendeu, evitando gol certo da Raposa.

Com o passar dos minutos, o Coritiba foi endurecendo a marcação, abusando das entradas mais duras. O Cruzeiro diminuiu um pouco o ímpeto, tentando tranquilizar a partida e, naturalmente, buscar o segundo gol. A estratégia quase deu certo aos 15 minutos. Após girar a bola, Mayke recebeu na direita, cortou a defesa e encheu o pé, Fazendo Vanderlei voar para colocar para escanteio.A resposta do Coxa veio três minutos depois. Após contra-ataque, a bola chegou na esquerda para Diogo, que cruzou para Keirrison, que entrou ainda no segundo tempo, bater na trave.

Com o coxa mais perigoso, Marcelo Oliveira mexeu no time e colocou a experiência em campo. Ricardo Goulart e Vinícius Araújo deixaram o campo para entrar Tinga e Borges, respectivamente. No entanto, a equipe visitante continuou sendo mais perigosa. Aos 24 minutos, Robinho tabelou com Arthur e bateu cruzado. Keirrison parecia que ia marcar, mas Mayke apareceu para tirar quase em cima da linha. O time estrelado respondeu imediatamente com Everton Ribeiro batendo de fora da área, para fora.

O jogo seguiu bastante truncado, com os times errando muitos passes e abusando da ligação direta, ficando o placar inalterado desde que Luan marcou o gol que garantiu a liderança do Cruzeiro, pelo menos de forma temporária.

 

CRUZEIRO 1 X 0 CORITIBA

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 03 de agosto de 2013, sábado
Horário: 18h30
Arbitro: Francisco Carlos do nascimento (AL)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Everton Ribeiro, Tinga, Mayke (Coritiba) Willian, Bottinelli, Arthur
Gol:
Cruzeiro: Luan, aos 11 minutos do primeiro tempo

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton (Leandro Guerreiro), Souza, Ricardo Goulart (Tinga) e Everton Ribeiro; Luan e Vinícius Araújo (Borges).
Técnico:Marcelo Oliveira

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Willian, Gil, Bottinelli (Arthur), Robinho e Lincoln; Bill (Keirrison) (Everton Costa).
Técnico: Marquinhos Santos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por