Série B

Numa virada espetacular, Cruzeiro abre 19 pontos de vantagem sobre o 5º colocado

Marcelo Queiroz
@marcelqqueiroz
09/08/2022 às 23:00.
Atualizado em 10/08/2022 às 00:45
Torcida cruzeirense comemorou muito a virada, em Londrina (Staff Images/Divulgação Cruzeiro)

Torcida cruzeirense comemorou muito a virada, em Londrina (Staff Images/Divulgação Cruzeiro)

Numa noite em que aconteceu de tudo, o Cruzeiro, numa virada espetacular, venceu o Londrina por 2 x 1, no Estádio do Café, no Paraná. A Raposa segue líder, com 52 pontos, agora com 19 de vantagem sobre o quinto colocado, que é o próprio Londrina. Lembrando que os quatro primeiros colocados se classificam para a Série A.

O Cruzeiro entrou em campo pensando em ganhar a partida, ampliar a vantagem sobre o Londrina, e havia a expectativa de o time voltar a vencer fora de casa, o que não acontecia desde o início de junho, quando ganhou do Operário por 2 x 1.
O técnico Paulo Pezzolano colocou em campo a mesma equipe que havia vencido o Tombense por 2 x 0, no último sábado, deixando Edu, com desgaste físico, no banco.

O jogo

A partida começou e só dava Cruzeiro. Em quatro minutos, o time mineiro já tinha conseguido três escanteios. A primeira boa chance foi com Matheus Bidu, que chutou cruzado, mas isolou. O Londrina respondeu aos 8 minutos; lançamento longo para Caprini e Rafael Cabral teve que sair da área e chutar para fora.

Pouco depois, uma cabeçada perigosa de Saimon passou por cima do gol de Rafael Cabral. O time paranaense melhorou e passou a pressionar, com muitas jogadas perto da área do Cruzeiro. Na melhor chance da Raposa, até então, Bruno Rodrigues ajeitou e Daniel Junior chutou forte, de canhota. O goleiro Matheus Nogueira fez grande defesa.

Em mais uma jogada pela esquerda, Bidu chutou cruzado e a bola sobrou na direita para Bruno Rodrigues. O chute cruzou toda a área e Luvannor não conseguiu alcançar. Aos 23, Caprini invadiu a área e foi derrubado por Bidu. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. Os jogadores do Cruzeiro reclamaram que a falta teria sido fora da área, o que acabou sendo confirmado pelo VAR. Caprini cobrou a falta e acertou uma bomba no travessão.

Os ânimos ficaram exaltados e o juiz distribuiu três cartões: Bidu, pelo pênalti que foi anulado e virou falta, e Chay, do Cruzeiro, e João Paulo, do Londrina, que discutiram por jogadas mais duras. Aos 33, Filipe Machado arriscou de longe e a bola passou por cima, com perigo. Chay também tentou de fora da área, mas chutou fraco. A partida sofreu uma queda de ritmo e o primeiro tempo terminou 0 x 0.

O Cruzeiro voltou sem alterações para a segunda etapa. Logo aos 3 minutos, Luvannor recebeu na área, girou e chutou. A bola foi abafada e saiu pela lateral. Zé Ivaldo partiu pela direita e preferiu chutar em vez de cruzar. A bola ficou com o goleiro Matheus Nogueira.

Aos 16 minutos, Pezzolano fez a primeira alteração. O atacante Edu entrou no lugar de Chay, que já tinha sido amarelado. Logo no primeiro lance, Edu quase marcou, mas o árbitro tinha marcado uma falta de ataque.

O Cruzeiro partiu pela esquerda, Luvannor  recebeu cruzamento mas cabeceou para fora. O Londrina foi à frente e abriu o placar, aos 21 minutos,  com um chute de Mandaca, depois de um bate-rebate dentro da área do Cruzeiro. 1 x 0. Rafael Cabral falhou e soltou a bola depois do cruzamento. O goleiro celeste pediu desculpa aos companheiros.

A Raposa tentou empatar mas insistia muito em cruzamentos, que acabavam sendo cortados pela zaga ou ficando na mão do goleiro adversário. O Londrina foi ao ataque com perigo, mas o chute de Luan foi para fora. Escanteio para o Cruzeiro e, depois de uma confusão na pequena área, a bola sobrou e o zagueiro Saimon acabou fazendo um gol contra. 

Nos acréscimos, a bola bateu na trave e voltou nas mãos do goleiro Matheus Nogueira. Mas pouco depois, aos 48, Luvannor ajeitou e Rodolfo virou a partida: 2 x 1 Cruzeiro, um resultado que acabou premiando o esforço dos cruzeirenses. No próximo sábado, a Raposa enfrenta a Chapecoense, às 16h30, em Brasília, já que o Mineirão está reservado para um show.

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 1 X 2 CRUZEIRO

Londrina

Matheus Nogueira, Jeferson (Luan), Vilar, Saimon e Alan Ruschel; João Paulo, Felipe Vieira (Gustavo), Mandaca (Marcinho), Gegê; Caprini (Gabriel Santos) e Douglas Coutinho (Denilson).

Técnico: Adilson Batista

Cruzeiro

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira, Eduardo Brock, Matheus Bidu; Filipe Machado, Neto Moura (Rodolfo), Chay (Edu), Daniel Junior (Pablo Siles); Luvannor e Bruno Rodrigues 

Técnico: Paulo Pezzolano

Motivo: Jogo pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Data: 09 de agosto de 2022 (terça-feira)
Local: Londrina
Estádio: Estádio do Café
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Bidu, Chay (Cruzeiro), João Paulo (Londrina)
Gols: Mandaca (Londrina, aos 22 min.segundo tempo), Saimon (Londrina, gol contra aos 39 min.segundo tempo), Rodolfo (Cruzeiro, aos 48 min.segundo tempo)

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por