
Após o empate em 2 a 2 com o Grêmio, no domingo, o Cruzeiro chegou a 99,99% de chances de jogar a Primeira Divisão do futebol brasileiro na próxima temporada. O time celeste segue disparado na liderança da Série B, com 54 pontos, dez a mais que o Bahia, segundo colocado. Mesmo com praticamente os dois pés na Série A, o técnico Paulo Pezzolano só vai descansar com o acesso garantido.
“Eu quero dizer que sobre o acesso, matematicamente o Cruzeiro está na Primeira Divisão. Eu tenho um problema, não vou descansar, vou querer ganhar o próximo jogo. Um amistoso pra mim é uma final. E eu mostro isso a eles em cada jogo. Por isso hoje o Cruzeiro tem a intensidade que tem, a competitividade que tem. Isso faz o Cruzeiro hoje ser o primeiro em tantas instâncias. Sigo trabalhando, como falei, sempre no próximo jogo”, explica o uruguaio.
O número de 99,99% de possibilidade de acesso é do Departamento de Matemática da UFMG. Nos últimos anos, a média necessária para subir foi de 63 pontos, mas o time celeste pode garantir a vaga se chegar aos 58 pontos, já que a diferença para o quinto colocado, atualmente o Tombense, é de 18 pontos. Segundo as projeções, dificilmente a equipe de Tombos passaria dos 57 pontos.
De acordo com as probabilidades, o Cruzeiro precisa de mais uma vitória e um empate para confirmar a classificação na Série A do ano que vem. Dessa forma, a vaga poderá ser garantida no jogo contra o Sampaio Corrêa, no dia 30/8, fora de casa. Antes disso, a Raposa recebe o Náutico, na próxima sexta-feira (26), às 21h30, no Mineirão.
“Estamos perto sim, mas ainda não estamos (na Séria A). No futebol, pode acontecer qualquer coisa. Estamos preparados para o próximo jogo e assim vai ser até o fim do campeonato”, ressaltou Pezzolano.
O treinador foi expulso novamente no empate com o Grêmio, no domingo. Nesta quarta-feira (24), ele será julgado pelas expulsões contra Fluminense, pela Copa do Brasil, e contra o CSA, na 19ª rodada da Série B, e poderá pegar até 12 jogos de suspensão. No entanto, Pezzolano espera estar presente na partida que confirmar o acesso à Primeira Divisão.
“Deus queira que o Cruzeiro chegue à Série A. O futuro nunca se sabe, mas que Deus queira que Cruzeiro esteja na Série A, e depois veremos o que acontece. Se acendermos para a Série A, será um desafio muito grande.Não é fácil a primeira e segunda divisões. São equipes muito competitivas, tem bons jogadores em todas as equipes, incrível os jogadores que tem o Brasil. Um desafio tremendo. Eu quero que o Cruzeiro ascenda, e Deus queira que eu esteja nesse dia”, projetou o técnico celeste.
Leia mais: