
O Cruzeiro entra no penúltimo dia de trabalhos em Itu, interior de São Paulo, nesta quinta-feira (16), antes do jogo contra o Fortaleza que marcará a estreia de Paulo Autuori no comando da equipe.
O treinador buscará repetir o feito de 2007, ano da última passagem pela Toca, quando venceu o Rio Branco de Andradas, por 2 a 1, no Parque do Azulão, em Andradas, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.
Os gols da Raposa foram marcados pelo atacante Rômulo, um em cada tempo, ambos de cabeça. Já o do Rio Branco, que saiu na frente, foi olímpico, em cobrança de escanteio batida por Chico Marcelo. Confira os melhores momentos do jogo.
Nas outras duas ocasiões, em 1997 e em 1999, Paulo saiu de campo derrotado, ambos pela Libertadores. No ano da segunda conquista continental, o treinador foi superado pelo Alianza Lima, adversário da decisão, por 1 a 0, em Lima, em jogo da segunda rodada da fase de Grupos.
Já em 99, o confronto foi contra o Guarani, de Campinas, em um torneio que valia uma vaga para a edição da competição no ano seguinte. A Raposa foi superada por 3 a 1, pelos donos da casa, em partida realizada no Brinco de Ouro.
Como em todos os anos, o primeiro desafio nesta temporada será fora de casa. O treinador vai a Arena Castelão, no Ceará, para o duelo atrasado contra o Leão do Pici, válido pela 30ª rodada do Brasileirão. O time entra em campo às 18h30 de sábado (18).
Autuori será obrigado a mexer no time que perdeu para o Coritiba. O técnico perdeu Neris e Jussa, por suspensão, sendo que Jussa já não jogaria por estar emprestado pelo Fortaleza. E ainda não contará com Lucas Silva, com uma lesão no joelho esquerdo.
Para a vaga de Neris, Paulo tem Lucas Oliveira e João Marcelo como opções, e o jovem Ruan Santos, que passou a treinar com o profissional após a conquista da inédita Copa do Brasil sub-20.
No meio-campo a situação é semelhante com dois promissores atletas: Japa, que também atua na lateral, e Henrique Rodrigues. Fora a base, Autuori tem ainda Filipe Machado,Ian Luccas e Fernando Henrique, também jovens atletas.
A expectativa estará também em uma possível mudança no setor ofensivo, o pior da equipe na série A. Sem ser relacionado nos últimos jogos pelo ex-técnico Zé Ricardo, a expectativa é se o garoto Fernando, artilheiro do sub-20, esteja entre os convocados.
Se vencer, o Cruzeiro deixará a zona de rebaixamento e assumirá a 16ª posição, trocando de posição com o Bahia. Além disso, abrirá dois pontos de diferença para o adversário, tendo ainda um jogo a menos. A viagem para Fortaleza acontecerá sexta-feira (17), após o treino da manhã.
Leia mais