
O Cruzeiro abre a 4ª rodada do Brasileirão neste sábado (6), contra o Santos, às 16h, no Independência. A Raposa não perde para o Peixe jogando em Belo Horizonte há oito anos, tendo um retrospecto positivo, mas que tem o empate como destaque.
A última vez que o Santos venceu o Cruzeiro em BH foi em 2015, com gol solitário de Ricardo Oliveira na 21ª rodada do Brasileirão daquele ano. De lá pra cá, foram quatro jogos, com duas vitórias cruzeirenses e dois empates.
O empate, inclusive, é o mais comum de acontecer quando as duas equipes se enfrentam pelo Brasileirão na capital mineira. Ao todo, são 12 em 27 jogos, tendo ainda oito vitórias do Cruzeiro e sete do Santos. No geral, independente de campeonato ou local, são 74 jogos, com 29 vitórias cruzeirenses, 25 santistas e 20 empates.
Último encontra no Independência
Historicamente, Cruzeiro e Santos fazem os jogos em Belo Horizonte no Mineirão. A última vez que eles se encontraram no Independência, como ocorrerá novamente neste sábado, foi em 2012, quando Neymar jogava no time santista. O astro brasileiro marcou três gols na goleada por 4 a 0 do Peixe e ainda saiu aplaudido de pé pela torcida cruzeirense que estava no estádio.
Vale liderança
Se vencer, o Cruzeiro pode assumir a ponta da tabela do Brasileirão. Para dormir líder do sábado para o domingo, a Raposa, além da vitória, precisa contar com um tropeço do Fluminense, que tem o clássico contra o Vasco a noite.
Agora, para terminar a rodada na liderança, a missão é mais difícil. Além do Flu, o Cruzeiro precisa secar o Internacional, que encara o São Paulo, o Palmeiras, que enfrenta o Goiás, o Fortaleza, que pega o Corinthians no fechamento da rodada, e o Botafogo, que recebe o Atlético. Os três primeiros podem empatar que já servem para a Raposa, já o Botafogo precisa ser derrotado pelo Galo.
Se chegar na liderança no fim da rodada, o Cruzeiro voltará ao topo da tabela no Brasileirão 193 rodadas depois. A última vez foi no final de 2014, quando terminou aquela competição líder e conquistou o título.
Leia mais