
O jovem lateral-esquerdo Kauã Prates pode ser o escolhido por Jardim para substituir Kaiki no jogo contra o Mirassol na próxima segunda-feira (18). Caso aconteça, Kauã defenderá um retrospecto positivo como profissional. Em sete jogos disputados, o garoto de 17 anos perdeu apenas um.
A derrota aconteceu no amistoso realizado pela Vitoria CUP, contra o Defensa y Justicia, no Kleber Andrade, em Cariacica-ES. Por ser um jogo amistoso, ele ficou em campo apenas no primeiro tempo, quando o placar fechou em 0 a 0. Do banco, viu o time argentino marcar o único gol do jogo.
No segundo jogo do torneio, um triunfo sobre o Benfield por 1 a 0, ele entrou no final da partida na vaga de Kaiki e ajudou o time a segurar o placar. As partidas foram realizadas nos dias 3 e 7 de julho, durante a pausa do Brasileirão devido ao Mundial de Clubes.
Já a estreia no profissional, ainda com 16 anos, aconteceu no dia 7 de maio, no empate em 1 a 1 com o Mushuc Runa, pela quarta rodada da fase de Grupos da Copa Sul-Americana. O gol do adversário veio após uma falha de domínio da bola do jogador, ainda no primeiro tempo. Mesmo com o ocorrido, Kauã não se abateu e viu Lautaro Díaz buscar a igualdade na etapa final. Aos 33 minutos, ele foi substituído, dando lugar a Fagner.
Na rodada seguinte da competição continental, o lateral novamente foi titular e conquistou a primeira vitória no “time de cima”. De virada, a Raposa bateu o Palestino por 2 a 1, com gols de Bolasie e Gabigol. Na despedida precoce da Sula, o jovem foi titular durante os 90 minutos do empate em 0 a 0 com o Unión Santa Fé, no Mineirão.
No quarto jogo como profissional, Kauã iniciou no banco de reservas do duelo de volta contra o Vila Nova-GO, pela terceira fase da Copa do Brasil. O Cruzeiro já estava com 2 a 0 no placar e a vaga encaminhada às oitavas quando Leonardo Jardim colocou o lateral no lugar de Kaiki, aos 34 do segundo tempo. Seis minutos depois, o zagueiro Jonathan Jesus sacramentou a classificação ao anotar o terceiro da Raposa, dando números finais a partida.
A última vez que Kauã jogou foi no dia 17 de julho, e marcou a estreia dele no Brasileiro. Com Kaiki suspenso pelo terceiro amarelo, como está agora, Jardim não pestanejou e lançou o jovem contra o Fluminense, no Maracanã, em jogo válido pela 14ª rodada da competição. No placar: 2 a 0 para o Cruzeiro, gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge. O resultado levou o time celeste à liderança momentânea da série A.
Na última terça-feira (12), Prates completou 17 anos e pode ganhar o presente no interior paulista. Natural de Montanha-ES, o garoto chegou ao Cruzeiro em 2019 para jogar no sub-11. Destaque na base, foi alçado ao profissional em abril após o clube emprestar Marlon ao Grêmio. Ele também é sempre lembrado nas convocações da Seleção Brasileira sub-17.
Leia mais