Poucas opções

Quem será o novo técnico do Cruzeiro? Veja as possibilidades do mercado do futebol

Nomes como Vanderlei Luxemburgo, Roger Machado, Alberto Valentim e outros surgiram como possibilidades para assumir o time celeste

Bernardo Haddad*
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/11/2023 às 18:42.Atualizado em 13/11/2023 às 18:50.
Luxemburgo esteve no Cruzeiro em 2021, disputando a série B do Campeonato Brasileiro (Bruno Haddad/Cruzeiro)
Luxemburgo esteve no Cruzeiro em 2021, disputando a série B do Campeonato Brasileiro (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Após mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro anunciou a demissão de Zé Ricardo. Agora, a diretoria celeste busca um novo comandante para a Raposa na reta final da luta contra o rebaixamento. A reportagem do Hoje em Dia separou alguns nomes cotados como “favoritos” para assumir o time mineiro. 

Vanderlei Luxemburgo

Entre os nomes disponíveis no mercado, Vanderlei Luxemburgo foi apontado como “plano A” da diretoria celeste para assumir o Cruzeiro. O técnico comandou o time mineiro na reta final da Série B de 2021, quando o acesso não foi alcançado. No ano seguinte,  Ronaldo assumiu a gestão majoritária da SAF celeste e rompeu o contrato do então treinador. 

O último trabalho de Luxemburgo foi no Corinthians, neste ano. O treinador foi anunciado pelo Timão em maio, e foi demitido em setembro após disputar 38 partidas, com 14 vitórias, 12 empates, 12 derrotas e aproveitamento de 48% em quase cinco meses de trabalho. 

Roger Machado

Outro nome especulado para ser o novo técnico celeste é o de Roger Machado. O treinador teve passagens em times como Fluminense, Bahia, Atlético entre outros. O comandante está sem clube desde a sua passagem pelo Grêmio, em 2022, onde participou da campanha da equipe gaúcha no Campeonato Brasileiro de 2022. 

Alberto Valentim

Mais uma vez, o nome do técnico Alberto Valentim também foi especulado para assumir o comando técnico do Cruzeiro. Mineiro de Oliveira, o treinador está sem clube desde julho, quando deixou o Atlético Goianiense. Pelo Dragão, o comandante disputou 12 jogos, com 3 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. 

Alex

Ídolo celeste e principal jogador do esquadrão responsável por conquistar a Tríplice Coroa do Cruzeiro em 2003, Alex também foi especulado para assumir o Cruzeiro na reta final do Brasileirão. Contudo, por ainda ter uma carreira jovem de treinador, o ex-jogador é visto como um futuro técnico da Raposa, mas não por agora. 

O último trabalho de Alex como treinador foi no comando do Avaí no início deste ano. O técnico disputou 18 jogos no comando do Leão da Ilha, com 6 vitórias, três empates e 9 derrotas. 

*Estagiario sob supervisao de Angel Drumond 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por