O atacante Wanderson, cobrado por parte da torcida do Cruzeiro pela falta de gols desde que chegou ao time celeste, nunca teve a fama de goleador ao longo da carreira, se aproximando mais com a de garçom. Em 431 jogos disputados, o ponta esquerda balançou as redes por 48 vezes e serviu os companheiros em 65 oportunidades.
O último gol de Wanderson foi no dia 12 de fevereiro, na vitória do Internacional por 3 a 1, sobre o São Luiz, pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Foi também o primeiro dele na competição.
No time gaúcho, Wanderson balançou as redes por 21 vezes, em 145 jogos que atuou. Em segundo lugar vem os 16 tentos marcados atuando pelo FK Krasnodar, da Rússia, em 130 jogos disputados. Ambas as equipes foram as que ele mais atuou na carreira.
Quando o assunto é assistência, a situação se inverte. Foi no futebol russo que ele deixou mais vezes jogadores aptos para marcarem gols. Por lá, o jogador deu 21 assistências, enquanto no Internacional foram 19.
O Cruzeiro aparece na quarta colocação atrás do Lierse SK, time do futebol belga, extinta em 2018. Quando atuou na equipe entre 2015 e 2017, ele marcou quatro gols e deu dez assistências em 61 jogos disputados.
Na Raposa, Wanderson soma 35 aparições com três assistências. A última aconteceu justamente contra o ex-clube, em jogo válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Aos 18 minutos do primeiro tempo, ele recebeu passe cruzado de Lucas Romero na ponta esquerda da grande área e rolou para Matheus Pereira pegar de primeira e cobrir Rocher para marcar um golaço no Mineirão. O tento foi o primeiro da vitória por 2 a 1 da Raposa.
De lá para cá ele atuou em mais oito jogos e o time contou com seis vitórias, um empate e uma derrota. Destes, apenas dois triunfos não foram pelo Brasileirão. As conquistas aconteceram no clássico contra o Atlético pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Já na última vitória, sobre o Fortaleza no último sábado (18), no Mineirão, Wanderson iniciou no banco de reservas, entrando na vaga de Arroyo, aos 27 minutos do segundo tempo. No duelo entre eles pela titularidade, o colombiano vem de uma assistência, ocorrida justamente no confronto contra o Leão do Pici, em cinco jogos que atuou.
Nesta terça-feira (21) ambos voltaram aos trabalhos com o restante do elenco visando o confronto do domingo (26), contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Resta saber se Leonardo Jardim dará a segunda oportunidade consecutiva no time titular para o colombiano, ou voltará com Wanderson, “homem de confiança” para o setor.
Leia mais