GIGANTE DA PAMPULHA

Show e festival sertanejo forçam saída de jogos de Atlético e Cruzeiro do Mineirão; veja quais

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
28/04/2022 às 18:31.
Atualizado em 28/04/2022 às 18:33
Em nota, o Mineirão esclareceu que as datas dos jogos de ida já estão reservadas para outros eventos. (Valéria Marques)

Em nota, o Mineirão esclareceu que as datas dos jogos de ida já estão reservadas para outros eventos. (Valéria Marques)

A realização de um show de uma banda internacional e de um festival sertanejo nas duas primeiras semanas de maio fazem com que quatro jogos envolvendo Atlético, Cruzeiro e América não possam ser realizados no Mineirão.

Os eventos em questão são a apresentação da banda norte-americana de rock Metallica, no dia 12 de maio, e do Festival Brasil Sertanejo, marcado para 7 e 14 de maio.

Em razão das montagens dos palcos para os espetáculos, as seguintes partidas não poderão ser realizadas no Gigante da Pampulha:

7 de maio – Atlético x América – 5ª rodada do Campeonato Brasileiro

8 de maio – Cruzeiro x Grêmio – 6ª rodada da Série B

11 de maio – Cruzeiro x Remo – 2º jogo da terceira fase da Copa do Brasil

14 de maio – Atlético x Atlético-GO – 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

Contratos

Em nota (veja a íntegra abaixo), o Mineirão afirmou que, por decisão dos clubes, os contratos anuais ainda não foram assinados, o que impediu os bloqueios de datas na temporada do futebol.

O Gigante da Pampulha também destaca que, no intuito de minimizar conflitos de datas, enviou aos clubes, ainda no início de janeiro, a agenda de eventos para 2022.

Com a impossibilidade de utilizar o principal palco do futebol mineiro, a tendência é de que Galo e Raposa mandem os jogos em questão no Independência.

No último sábado, o Atlético mandou o duelo com o Coritiba, pelo Brasileirão, no Horto, em razão de um show de música sertaneja no Mineirão. 

Veja a íntegra da nota enviada pelo Mineirão sobre o caso:

“Em virtude das montagens de palcos para o show do Metallica, dia 12 de maio, no gramado, e para o Festival Brasil Sertanejo, dias 7 e 14 de maio, na Esplanada Norte, as partidas Atlético x América, dia 7, pelo Campeonato Brasileiro, Cruzeiro x Grêmio, dia 8, pela Série B, Cruzeiro x Remo, dia 11, pela Copa do Brasil, e Atlético x Atlético-GO, dia 14, pelo Campeonato Brasileiro, não poderão ser disputadas no Mineirão.


Por serem eventos de grande porte, a montagem e desmontagem de estruturas demandam dias de pré e pós-produção, o que inviabiliza a realização das partidas citadas. O Gigante lembra que, por decisão dos clubes, os contratos anuais ainda não foram assinados, o que impediu os bloqueios de datas na temporada do futebol.


Mesmo assim, no intuito de minimizar conflitos de datas, o Mineirão enviou aos clubes, ainda no início de janeiro, a agenda de eventos para 2022. Ou seja, eles já têm o conhecimento de todos os bloqueios no calendário do estádio.Mesmo diante da situação, o Mineirão esclarece que trabalhou, nos últimos dias, junto às diretorias, à CBF, à FMF e às produtoras, alternativas para que outras datas pudessem ser arranjadas de forma a atender os interesses dos clubes, como aconteceu na partida entre Atlético x Brasiliense, pela Copa do Brasil, no último dia 20, quando a montagem para o Buteco do Gusttavo Lima, realizado no dia 23, foi suspensa para a realização do jogo.


Em um momento de demanda reprimida por conta da pandemia de COVID-19, o Mineirão se coloca como o principal palco de grandes eventos do país, contribuindo diretamente para a retomada da economia e para a geração de empregos no Estado de Minas Gerais. Só nos quatro primeiros meses do ano, o estádio recebeu um público que supera meio milhão de pessoas, considerando jogos e eventos musicais.

 Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),de 2019, mostrou que, para cada R$ 1 gasto dentro do Mineirão, outros R$ 5,57 são empenhados do lado de fora”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por