Sob pressão, Cruzeiro recebe Defensor pela Libertadores

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
20/03/2014 às 09:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:44
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Está registrado na memória de cada torcedor cruzeirense. Quando o assunto é o título brasileiro, logo vem em mente Éverton Ribeiro. Afinal, os belos gols e dribles do camisa 17 foram cruciais na conquista estrelada. Não por acaso, surgiu uma enorme expectativa da China Azul quanto ao rendimento do meia na Copa Libertadores.

Porém, no lugar de aplausos, um misto de desconfiança gira em torno do craque do Brasileirão. Vice-artilheiro da equipe e principal garçom em 2013, ele ainda não conseguiu ter atuações convincentes nesta temporada. Na decisão desta quinta-feira (20), contra o Defensor, às 22h, no Mineirão, mais do que nunca o Cruzeiro precisará do seu principal jogador.

Pressionado no Grupo 5 da Copa Libertadores, com duas derrotas em três jogos, até um empate pode decretar o fim do sonho da Raposa em conquistar a América novamente. De candidato ao título do torneio continental, o Cruzeiro se tornou presa fácil para os adversários na competição.

“Apesar de todo favoritismo que tínhamos no grupo, sabíamos das dificuldades que encontraríamos nas partidas. Não fomos bem fora de casa e temos que buscar as vitórias no Mineirão”, reconhece Éverton Ribeiro.

Cobrança

O camisa 17 não é o único que tem sofrido nesta temporada com a queda de rendimento. Vários jogadores que se destacaram em 2013 não têm conseguido manter o nível de atuações ou cometeram erros graves neste início de temporada.

Um deles é Dagoberto, que acabou virando o “vilão” da derrota de 2 a 0 para o Defensor, semana passada, em Montevidéu, por ter perdido um pênalti quando o placar era de 1 a 0 para os uruguaios, que no lance da penalidade ainda tiveram um jogador expulso.

A pressão acompanha ainda o volante Nilton, incontestável no ano passado e autor de gols decisivos, mas que este ano ainda não conseguiu grandes atuações, por mostrar claramente não estar ainda totalmente recuperado fisicamente, pois no final de 2013 passou por uma artroscopia.

A lista da pressão, que tem ainda o contestado lateral-esquerdo Egídio e o meia Julio Baptista, que esta noite ganha uma chance como centroavante, conta até com o técnico Marcelo Olivera, que tem promovido várias alterações na equipe, mas sem conseguir dar ao time a mesma velocidade e qualidade do ano passado.

Apesar das cobranças pelas fracas exibições na Copa Libertadores, Éverton Ribeiro parece não concordar com quem aponta uma queda no seu rendimento nesta temporada. “Venho criando mais jogadas do que no ano passado. Não tenho marcado gols. Creio que quando a gente faz gols, se destaca mais”, diz o camisa 17 cruzeirense.
 
Destaque no domingo, Mayke fica fora do jogo

Destaque na vitória por 3 a 0 sobre o Tombense, domingo passado, pelo Estadual, quando inclusive marcou um gol, o lateral-direito Mayke não foi relacionado para a decisão do Cruzeiro contra o Defensor.

Além dele, o meia Marlone, uma das armas do time para o segundo tempo, também ficou de fora.

A novidade na relação para a decisão desta quinta-feira (20) é o lateral-esquerdo Samúdio, relacionado pela primeira vez na Libertadores. O atacante Élber também foi relacionado. Ele foi um dos destaques da equipe no último domingo, com duas assistências, uma para Mayke e outra para Alisson.

Defensor

No Defensor, que desembarcou na manhã da última quarta-feira (19) em Belo Horizonte, a ordem é surpreender o Cruzeiro no Mineirão. Autor dos dois gols da vitória uruguaia por 2 a 0, na semana passada, em Montevidéu, o meia brasileiro Felipe Gedoez espera repetir o bom desempenho da primeira partida.

“Viemos buscar os três pontos. Sabemos como está o grupo, a Universidad de Chile ganhou, mas viemos jogar de igual para igual e para buscar os três pontos”, avisa Gedoz.

Para o jogo, o técnico da equipe uruguaia, Fernando Curutchet, não poderá contar com o zagueiro Ramón Arias, expulso no primeiro jogo. Entra em seu lugar Nicolás Correa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por