punição para o Brasileirão

STJD suspende Eduardo por quatro partidas; Cruzeiro vai recorrer

Meio-campista foi expulso contra o Vitória e já cumpriu uma partida automática; clube busca efeito suspensivo

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/08/2025 às 17:52.
Eduardo foi suspenso por quatro partidas e pode desfalacar o Cruzeiro no Brasileirão (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Eduardo foi suspenso por quatro partidas e pode desfalacar o Cruzeiro no Brasileirão (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O meio-campista Eduardo, do Cruzeiro, foi suspenso por quatro partidas pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira (22). A decisão é resultado da expulsão do jogador na 12ª rodada da Série A, contra o Vitória, no dia 12 de junho.

O lance que motivou a punição ocorreu no Barradão, quando Eduardo deu uma entrada direta em Jamerson. Desde então, o jogador cumpriu uma suspensão automática no jogo seguinte, contra o Grêmio, e ainda terá de ficar fora de mais três partidas.

O Cruzeiro anunciou que vai recorrer da decisão e tentará obter efeito suspensivo para reduzir a punição. A Procuradoria do STJD havia denunciado Eduardo com base no artigo 254, inicialmente enquadrando o jogador em dois parágrafos: o parágrafo 1º, que trata do uso de força excessiva, e o parágrafo 3º, que prevê punição até a recuperação do atleta atingido, com pena de até 180 dias de suspensão.

Os auditores do STJD entenderam que o lance foi um “acidente de trabalho” que gerou a lesão do adversário e, por maioria, aplicaram a punição apenas com base no parágrafo 1º, que descreve “qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade”.

Se o Cruzeiro não conseguir o efeito suspensivo, Eduardo será desfalque na partida deste sábado (23) contra o Internacional, no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A suspensão, porém, se aplica apenas à Série A, já que a infração ocorreu nessa competição.

Por conta disso, Eduardo não terá restrição para o clássico contra o Atlético, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, marcado para quarta-feira (27), às 19h30, na Arena MRV.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por