O Campeonato Brasileiro Sub-20 pode ter uma decisão inédita entre times mineiros. Na rodada dupla das semifinais, nesta quinta-feira (20), no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre, o América enfrenta o Internacional, às 16h, e em seguida, às 18h, será a vez de o Cruzeiro buscar a vaga na final, contra o Coritiba.

O América é o atual campeão brasileiro da categoria, mas, por pouco, não pôde defender o título. É que, com o rebaixamento da equipe profissional para a Série B, não poderia participar da competição deste ano. De acordo com o regulamento, somente os clubes que estão na Série A podem inscrever times sub-20 no Brasileiro. No entanto, com a desistência do São Paulo, o Coelho herdou a vaga, por ser o atual campeão.

Entre os semifinalistas, o Coelho é o único que não está invicto no Brasileiro. Na fase de classificação, foi derrotado por 2 a 1 pelo Coritiba, o adversário do Cruzeiro nesta fase decisiva. Para buscar a vaga na final, o Coelho terá pela frente a melhor defesa da competição. Em quatro jogos, o Inter sofreu apenas dois gols.

Em busca do tri

Já o Cruzeiro, que conquistou o torneio em 2007 e 2010, pode se tornar o primeiro tricampeão brasileiro da categoria, pois o Grêmio, que também é bi (2008 e 2009), mas já foi eliminado na primeira fase.

Com 11 gols em quatro jogos, o time estrelado tem o melhor ataque da competição e conta com o atacante Vinícius Araújo, também chamado de Romarinho, artilheiro do Brasileiro, com quatro gols. Por outro lado, o Coritiba tem a pior campanha entre os quatro semifinalistas, com três vitórias e dois empates.