
Apesar da péssima campanha do time no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a décima colocação, com 46 pontos, jogadores do Cruzeiro despertam o interesse do futebol europeu para a próxima temporada.
O lateral-esquerdo Diego Renan, o volante Marcelo Oliveira e o atacante Wellington Paulista estariam nos planos de clubes italianos. Renan iria para a Lazio, Oliveira para o Cesena e Paulista para o Torino.
As negociações, mantidas em sigilo, devem ter um desfecho após a disputa do Brasileirão, com encerramento previsto para o próximo dia 2 de dezembro, com o clássico contra o rival Atlético, no Independência.
Com esse possível acerto, o Cruzeiro reforçaria o caixa para buscar pelo menos três reforços para a temporada 2013. Os valores das transações não foram revelados.
O interesse de clubes italianos por Diego Renan não é uma novidade. Desde sua excelente participação na campanha do vice-campeonato brasileiro, em 2010, o lateral atrai a atenção de times do País da Bota.
Antes da Lazio, o jogador já esteve na mira do Cagliari, em maio, conforme informações divulgadas na imprensa italiana.
No caso do volante Marcelo Oliveira, a negociação envolve o Corinthians, que o emprestou ao Cruzeiro por dois anos.
Outro que poderá trocar a Toca da Raposa II pelo exterior é o zagueiro uruguaio Victorino. Fora dos planos para o próximo ano, o jogador, que amargou a reserva no Brasileiro, não correspondeu em 2012.
Base
Além disso, o Cruzeiro pretende investir nas categorias de base no próximo ano.
Para tanto, o coordenador da base, o ex-goleiro Raul Plassmann (atuou no clube de 1966 a 1978) será o responsável pela indicação de alguns desses jogadores.
Atualmente já trabalham sob o comando do técnico Celso Roth – que fica apenas até o término do Brasileiro – os laterais Mayke (direito) e Vinícius Freitas (esquerdo) e o meia Alisson.
E um dos nomes que constaria da lista de Raul seria o do atacante Vinícius Araújo, destaque do time sub-20.
Ele já marcou sete gols na Copa do Brasil da categoria e será peça importante para o time buscar a vaga às semifinais no jogo da volta contra o Vitória, na terça-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Como o Cruzeiro perdeu a ida por 2 a 0, em Salvador, precisa igualar o placar para levar a decisão para os pênaltis. Se vencer por três ou mais gols de vantagem, classifica diretamente.