CTs de Cruzeiro e América 'levam bomba' das autoridades em vistoria; Atlético é o único em dia

Da Redação
13/02/2019 às 18:08.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:32
 (Montagem sobre fotos de Cruzeiro, Atlético e América)

(Montagem sobre fotos de Cruzeiro, Atlético e América)

A morte de dez garotos das categorias de base do Flamengo, mortos por causa de um incêndio no alojamento para os jogadores no CT Ninho do Urubu, alarmou autoridades Brasil afora. Vistorias dos órgãos responsáveis têm sido feitas com frequência nos últimos dias, e em diversos centros de treinamentos do País.

E essa “onda de fiscalização” que chegou a Belo Horizonte constatou que, dos três grandes clubes da cidade, América, Atlético e Cruzeiro, apenas o Alvinegro cumpre os requisitos documentais exigidos pela legislação. Ou seja, é o único que possui os alvarás de funcionamento atualizados.

A informação foi antecipada pelo globoesporte.com nesta quarta-feira.

Cruzeiro

O Cruzeiro usa dois centros de treinamentos distintos, um para o time principal (Toca da Raposa II) e outro para as categorias de base (Toca da RaposaI, também chamada de ‘Toquinha’). O clube não apresentou os Alvarás de funcionamento e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), não há nos sistemas internos os Alvarás da Toca da Raposa I. Quem confirmou o fato foi a secretária de Política Urbana da PBH, Maria Caldas, em entrevista à TV Globo.

O CT da Base, que nos anos 1980 abrigou os jogadores da Seleção Brasileira antes das Copas de 1982 e 1986, é moradia atualmente de 35 jovens.  

A Toca II também não tem o alvará em dia e o Cruzeiro tem 10 dias para regularizar a situação dos centros de treinamento, segundo a PBH. Em caso de descumprimento do prazo o clube pode receber multas.

O clube ainda não se pronunciou a respeito, mas admite que tratará o assunto internamente.

América

No CT Lanna Drumond, casa do América, cerca de 60 jovens ficam no alojamento, mas já existe um planejamento de obras para um novo centro de treinamento, o “Planeta América”.

A diretoria americana, que se comprometeu a apresentar as documentações solicitadas pelas autoridades, não conseguiu fazê-lo nesta quarta. Não apresentou o Alvará de funcionamento do local, nem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. As autoridades deram 48h para o clube apresentar a documentação.

Atlético

O Atlético foi o único clube que apresentou a documentação em dia. No CT alvinegro moram cerca de 105 jovens que atuam nas categorias de base do clube.

Os jogadores da base treinam no mesmo centro de treinamento que o time principal: a Cidade do Galo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por