Cuca quer título para coroar trabalho; Oliveira promete luta pelo caneco

Wallace Graciano - Hoje em Dia
11/05/2013 às 20:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:36
 (Montagem)

(Montagem)

Foram poucas as vezes em que o clássico entre Atlético e Cruzeiro chegou ao desfecho do Campeonato Estadual com tantos ingredientes para apimentar a decisão. O bom trato da bola, aliado aos números expressivos obtidos, fez com que os arquirrivais chegassem à final do Mineiro sem um favoritismo absoluto de qualquer um dos lados. Ao mesmo tempo, os “coirmãos”, apresentam propostas distintas para o embate deste domingo (12), que será realizado no Independência, a partir das 16 horas.

Coroação de um trabalho

No ano passado, o Atlético comandado por Cuca dominou o Campeonato Estadual. O clube de Lourdes faturou o torneio de forma invicta, feito que só obtiverá outras cinco vezes na história. Aquela campanha era o prenúncio de um futuro bom para a torcida alvinegra. No segundo semestre, o Galo encantou o país com um futebol vistoso. Para a lamentação dos atleticanos, a taça do Brasileirão não veio, devido a alguns pequenos deslizes.

Nesta temporada, a equipe seguiu a tônica, dando verdadeiros espetáculos nos torneios que tem participado. Mas agora a torcida clama por um desfecho diferente: querem o título. O técnico alvinegro sabe disso e, às vésperas do clássico decisivo, apontou que a conquista do Campeonato Mineiro é o primeiro passo para coroar o bom futebol de seu time.

“Falta um título para coroar este grupo para a história do Atlético. Não é fácil. Juntar grupo, esquema, profissionalismo, amizade. Temos tudo isso. Esperamos que continue assim. E que eles possam entrar para história do Atlético. Que no futuro os filhos vejam os quadros dos pais que entraram para história do clube. Todo dia fico pensando em não decepcionar nosso torcedor. Estamos confiantes em seguir adiante”, declarou.

Nem mesmo a vantagem de dois resultados iguais para a Raposa assusta o treinador, que lembra que a decisão será feita em duas partidas, e que sua equipe tem amplas condições de reverter a adversidade. “São 180 minutos, um tempo no Independência, um no Mineirão, as duas melhores equipes do campeonato. Tem tudo para ser dois grandes jogos, sem favoritismos. O Cruzeiro tem vantagem de jogar por dois resultados iguais, e vamos tentar reverter isso. Para ser campeão estadual tem que se ganhar clássico, e é isso que precisamos fazer”, disse.

Afirmação celeste

São 16 partidas disputadas nesta temporada. Delas, somente um empate “manchou” uma campanha quase impecável do Cruzeiro até aqui. O retrospecto amplamente favorável colocaria a Raposa como favorita ao título em qualquer competição. O problema é que neste domingo terá pela frente o maior rival, que é apontado como a equipe que melhor vem tratando a bola pelos gramados da América do Sul. Marcelo Oliveira sabe que o Atlético é um páreo duro, mas confia no equilíbrio da sua equipe para conseguir de vez a tão desejada afirmação do trabalho.

“O Atlético vem com trabalho de mais tempo, enquanto o Cruzeiro vem se fortalecendo. Temos que estar muito concentrados, muito equilibrados emocionalmente, taticamente e acima de tudo ter uma grande superação. Vai ser um jogo complicado, que pode ser definido no comprometimento, na superação”, avaliou o comandante.

Oliveira sabe das dificuldades que o jogo traz. Clássico costuma ter um fator psicológico que equilibra até mesmo equipes com características e qualidades distintas. Por isso, o treinador pede concentração, para que seus jogadores consigam quebrar a invencibilidade do rival no Gigante do Horto e encaminhem o título do Mineiro.

“Nós temos uma vantagem de dois resultados. O adversário tem números favoráveis e atuações também. Mas estamos preparados para essas situações. Sabemos que estamos fortes para não só anular essas situações, mas também para jogar como o Cruzeiro vem jogando. Clássico é sempre uma prova de fogo em qualquer circunstância, mas vamos lutar muito por esse resultado”, concluiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por