De novo vítima de racismo, Hulk responde com beijos

Folhapress
28/09/2015 às 10:58.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:52
 (OLGA MALTSEVA/AFP)

(OLGA MALTSEVA/AFP)

O jogador do Zenit e da seleção brasileira de futebol, Hulk, voltou a reclamar do racismo na Rússia neste domingo (27). Um dia antes, no empate em 2 a 2 contra o Spartak Moscou, pelo Campeonato Russo, ele mandou beijos para torcedores adversários quando deixou o campo após ser substituído.

O gesto foi uma resposta a insultos racistas vindos das arquibancadas. "Infelizmente, as mesmas coisas continuam acontecendo. Não vou responder, já falamos sobre isso. Essas coisas não são para discutir. Então, eu seguirei enviando beijos e responderei em campo", explicou o atacante, atual artilheiro do Campeonato Russo com seis gols e autor de um dos gols contra o Spartak.

No Zenit desde 2012, Hulk já disse que o problema acontece em quase todos os jogos do campeonato e responder a insultos já não é uma novidade para ele. No fim do ano passado, Hulk chegou a levar à diretoria do Zenit uma reclamação contra um árbitro da liga local que o teria dito "não gostar de preto", segundo ele.

Em março deste ano, também na capital russa, além de beijos, ele provocou a torcida levando as mãos ao ouvido como se pedisse para que os insultos fossem ditos em volume mais alto. Na ocasião, os torcedores do Torpedo Moscou imitaram som de macaco. O incidente fez com que o time fosse punido em dois jogos com portões fechados.

Em julho deste ano, logo após uma de suas inúmeras reclamações sobre o tema, o atacante desistiu de participar do sorteio da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, para o qual fora convidado pela Fifa, alegando que o clube não o liberou por conta de compromissos. Ele disse ainda que o racismo na Rússia é uma vergonha e teme que a problema manche a Copa no país, daqui a dois anos.

Em 2012, ano de sua chegada ao clube, fãs do Zenit, que tem uma das mais fervorosas torcidas do país, divulgou manifesto em que expressavam a preferência por jogadores brancos no elenco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por