#Desafio 10 anos: o que mudou para Galo e Raposa desde 2009

Guilherme Guimarães e Frederico Ribeiro
16/01/2019 às 21:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:04

Uma febre nas redes sociais, o “Desafio dos 10 anos” (ou ten years challenge, em inglês) tomou conta da internet e foi motivo de postagens de artistas, torcedores e até jogadores de futebol, com fotos mostrando a evolução no visual de 2009 para este ano. Mais um fenômeno de origem desconhecida, mas que caiu no gosto popular.

Diante da enorme proporção da brincadeira, o Hoje em Dia faz uma versão para os rivais Atlético e Cruzeiro. Uma ‘fotografia’ traduzida no comparativo de desempenho de ambos, justamente no dia em que o único clássico mineiro fora dos limites de Minas Gerais foi disputado. Lembra?

Em 2009, Cruzeiro e Atlético se enfrentaram no Uruguai, no Torneio de Verão, que serviu como preparatório para a temporada daquele ano. Levou a melhor na época o time celeste, que venceu por 4 a 2, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

MELHOROU
Para alvinegros e celestes, é o caso de olhar para trás e concluir que, ao longo desse período, a coisa melhorou bastante – assim tem sido o caso na grande maioria dos casos de quem entra na brincadeira.

Foi justamente no intervalo dos últimos dez anos que o Galo alcançou o maior título de sua história, a Copa Libertadores, em 2013. Em contrapartida, no mesmo ano a Raposa levantou seu terceiro caneco do Campeonato Brasileiro, o segundo desde que a disputa passou a ser disputada por pontos corridos.

Além da taça em 2013, o clube do Barro Preto também faturou o Brasileirão em 2014, anotando mais um bicampeonato em sua história.
No mesmo ano, o Atlético escreveu mais dois capítulos vitoriosos, ganhando a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil, sendo o mata-mata nacional conquistado justamente em cima do arquirrival.

Fazendo história mais uma vez, o Cruzeiro ainda se tornou o primeiro clube do País a faturar duas Copas do Brasil em sequência (2017 e 2018), batendo os dois clubes de maior torcida, Flamengo e Corinthians.

Bem verdade que alguns momentos desde então não são guardados com tanta saudade – no caso celeste, a derrota na decisão da Libertadores de 2009; pelo lado alvinegro, o 6 a 1 sofrido para o principal rival na última rodada do Brasileiro de 2011, mas o saldo é amplamente positivo.

Muita coisa mudou para Galo e Raposa. Então destaque no campo pelo primeiro, Marques agora é diretor de futebol. Por outro lado, Fábio e Henrique, que já defendiam a Raposa, seguem firmes atuando. Agora os dois clubes buscam novas conquistas e miram à Libertadores e o Brasileirão como metas. Será que os mineiros vão “beliscar” algum título importante e melhorar ainda mais a foto de 2019? Ficaremos de olho!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por