Desafio de Paulo Bento é repetir a façanha alcançada por Cuca em 2010

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
20/05/2016 às 21:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:32
 (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Paulo Bento chegou ao Cruzeiro, na última segunda-feira (16), colocando como objetivo alcançar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. A partir deste sábado (21), quando faz a sua estreia, contra o Figueirense, às 21h, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, seu desafio é superar a história e construir uma trajetória escrita apenas por Cuca. O atual comandante do Palmeiras é o único treinador na Era dos pontos corridos a assumir a Raposa com a Série A em andamento e garantir uma vaga no G-4.

Mas há uma grande diferença entre o feito de Cuca, vice-campeão brasileiro em 2010, e a missão que o treinador português tem pela frente no comando do Cruzeiro.

Em 2010, o Brasileirão parou para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul. Cuca foi contratado em 8 de junho e o Cruzeiro só entrou em campo, pelo torneio, em 14 de julho. Neste período de mais de um mês, a equipe teve um período de treinamentos, com a disputa de dois amistosos nos Estados Unidos.

Agora, Paulo Bento não tem tempo. Muito pelo contrário. O time entra em campo neste sábado, para encarar o Figueirense, menos de uma semana após a sua chegada à Toca II.

E pressionado não só pela derrota, mas principalmente pela péssima exibição no 1 a 0 sofrido diante do Coritiba, sábado passado (14), no Couto Pereira, na capital paranaense, na estreia da Raposa no Brasileirão.

Uma história próxima a de Paulo Bento e que rendeu vaga na Copa Libertadores é a de Dorival Júnior, em 2007. Mas o atual treinador do Santos chegou ao Cruzeiro uma semana antes do início do Brasileirão, depois de ser vice-campeão paulista com o São Caetano.

Naquele ano, a Raposa foi quinta colocada, mas se garantiu na competição continental porque o Fluminense, que foi o quarto, se classificou como campeão da Copa do Brasil.

MISTÉRIO
Com treinos praticamente fechados à imprensa durante todo o tempo e sem dar pistas sequer do esquema tático que será usado, Paulo Bento faz mistério em relação à equipe que enfrenta o Figueirense.

O certo é que ele terá quase um time interior de desfalques, pois Mayke, Dedé, Manoel, Marcos Vinícius e Judivan estão machucados. Alisson e Robinho estão recuperados de lesão, mas ainda sem condições físicas para participar do jogo. Lucas e Romero, expulsos em Curitiba, cumprem suspensão.

Sem um lateral-direito, o volante Gino deve ser improvisado no setor. Outra opção é Bruno Ramires, mas ele deve ser o substituto de Romero. Em mais novidade do novo comandante, o time faz um trabalho leve, neste sábado, às 10h30, na Toca da Raposa II.

 A FICHA DO JOGO

CRUZEIRO

Fábio; Gino, Léo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño (Bryan); Henrique, Bruno Ramires e Ariel Cabral; Elber, Willian e Pisano (Arrascaeta). Técnico: Paulo Bento

FIGUEIRENSE

Júnior Oliveira; Jefferson (Ayrton), Bruno Alves, Jaime (Marquinhos) e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem, Jocinei e Bady; Ermel e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio

HORÁRIO: 21h

LOCAL: Mineirão

ARBITRAGEM:  Wagner Reway (MT), auxiliado por Fábio Rodrigo Rubinho (MT) e Fábio Pereira (TO)

TRANSMISSÃO: Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por