Fluminense e Flamengo iniciam neste domingo a decisão do Campeonato Carioca vivendo situações bem diferentes. O time tricolor, que é mandante no primeiro confronto, vem de uma semana de descanso, pois na última quarta-feira (26), no empate por 1 a 1 com o Brasil-RS, pela Primeira Liga, Abel Braga escalou um time reserva, e já está definido para o clássico. O rubro-negro convive com o desgaste por disputar a Copa Libertadores – na última quarta-feira foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela competição sul-americana – e o treinador Zé Ricardo ainda não tem convicção da equipe que colocará em campo.

Pior para o Flamengo que a situação irá se repetir também na semana anterior ao confronto de volta, que será dia 7 de maio, às 16h, no Maracanã. No dia 3 de maio, também no Maracanã, o time do técnico Zé Ricardo fará uma partida decisiva diante da Universidad Católica, do Chile, quando entrará em campo obrigado a vencer para ficar próximo de uma das duas vagas do Grupo 4 nas oitavas de final da Copa Libertadores.

Apesar do desgaste do elenco, a maior dúvida do técnico Zé Ricardo para o confronto deste domingo é entre o meia Éverton e o lateral Renê como jogador mais avançado pelo lado esquerdo do campo.

Os dois confrontos devem decidir a artilharia do Campeonato Carioca. O peruano Guerrero, do Flamengo, lidera a lista, ao lado de Adriano, do Nova Iguaçu, com nove gols. Logo atrás deles aparece Richarlison, do Fluminense, com oito.

No Rio de Janeiro não impera a regra do visitante receber apenas 10% da carga de ingressos, por isso, a decisão entre Flamengo e Fluminense será disputada com o Maracanã dividido. O segundo jogo será no dia 7 de maio (domingo), também às 16h.
No Campeonato Carioca, a melhor campanha só garante o direito de ser mandante na segunda partida da decisão. Após os dois clássicos entre Flamengo e Fluminense, em caso de empates por pontos e no saldo de gols, a decisão será por pênaltis.

A FICHA DO JOGO

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Orejuela, Wendel e Sornoza; Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado.
Técnico: Abel Braga.

FLAMENGO
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Berrío, Paolo Guerrero e Everton (Renê).
Técnico: Zé Ricardo.

DATA: 30 de abril de 2017 (domingo)
HORÁRIO: 16h
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: João Batista de Arruda