
O Cruzeiro procura um atacante para reforçar o seu plantel visando as disputas que o clube tem no segundo sementre - Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil - e um dos nomes sondados é o de Rafael Martins, autor de 20 gols na temporada 2015/16 pelo modesto Moreirense, de Portugal. Entretanto, Léo Bonatini, um ex-cruzeirense que atua no futebol luso e foi pouco aproveitado na Toca II, apresenta melhores números ofensivos que Martins.
Revelado pelo Cruzeiro, Bonatini, que atualmente veste o uniforme do Estoril, também fez 20 gols na temporada portuguesa. 17 tentos assinalados pelo jovem de 22 anos aconteceram na Liga NOS – primeira divisão. O prata da casa celeste, com um gol a mais que Rafael Martins, foi o quarto maior goleador na competição, atrás de Jonas, do Benfica (32 gols), Slimani, do Sporting (27) e Mitroglou (19), também do Benfica. Além dos gols na primeira divisão portuguesa, Bonatini ainda balançou as redes duas vezes na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga.
Rafael Martins, que tem 27 anos, pertence ao Levante, da Espanha, mas defendeu o Moreirense na última temporada, foi o quinto na lista de artilheiros em Portugal. Em entrevista ao Hoje em Dia nessa quarta-feira, o empresário do jogador confirmou o interesse do Cruzeiro no atleta.
Brasileiros na lista de artilharia pelo mundo
Campeonato Espanhol
4º na lista de artilharia: Neymar (Barcelona): 24 gols (Artilheiro: Suárez - Barcelona: 40 gols)
Campeonato Português
(Artilheiro: Jonas – Benfica: 32 gols)
Campeonato Francês
10º na lista de artilharia: Carlos Eduardo (Nice): 10 gols (Artilheiro: Ibrahimovic - PSG: 38 gols)
Campeonato Alemão
8º na lista de artilharia: Raffael (Borussia Mönchengladbac): 12 gols (Artilheiro: Lewandowski – Bayern de Munique: 30 gols)
Campeonato Inglês
9º na lista de artilharia: Diego Costa (Chelsea): 13 gols (Artilheiro: Harry Kane - Tottenham: 25 gols)
Campeonato Russo
3º na lista de artilharia: Hulk (Zenit): 17 gols (Artilheiro: F. Smolov – Krasnodar: 20 gols)
Campeonato Chinês
Artilheiro: Aloisio (Shandong Luneng): 22 gols em 2015