Determinações da CBF sobre o calendário deste ano e de 2015 menosprezam a Série A

Alexandre Simões - Hoje em Dia
07/08/2014 às 07:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:41
 (Vanderlei Almeida)

(Vanderlei Almeida)

O avanço de destinar 25 dias para a pré-temporada em 2015, apesar de o movimento Bom Senso FC pedir um mês, foi muito pouco para apagar os problemas do calendário do futebol brasileiro no restante de 2014 e no ano que vem.

Nessa quarta-feira (6), pelo seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que as datas Fifa, já a partir de setembro, terão jogos não só da Seleção Principal, mas também da equipe sub-23, dando início à preparação para a Olimpíada de 2016, que será disputada no Rio de Janeiro. A entidade divulgou ainda o calendário do futebol brasileiro para 2015.

“Pode não ser exatamente nas mesmas datas, e sim um ou dois dias antes ou depois. Mas está definido que a Seleção Olímpica disputará o mesmo número de amistosos marcados para a Seleção Principal”, declarou o diretor de seleções, Gilmar Rinaldi, ao site da entidade.

Os jogos da Seleção Olímpica, que será comandada por Alexandre Gallo, nas mesmas datas da equipe do técnico Dunga, vão provocar ainda mais desfalques nos clubes que disputam a Série A e a reta final da Copa do Brasil, pois as duas competições não vão parar.

E o problema já começa no mês vem, quando a Seleção Principal joga no dia 5, contra Colômbia, e 9, contra o Equador, ambos os confrontos nos Estados Unidos.

Já estão sendo procurados adversários para que a Seleção Olímpica jogue no mesmo período. No meio das duas datas Fifa, nos dias 6 e 7 de setembro, será disputada a 19ª rodada da Série A. Um dos confrontos é Fluminense x Cruzeiro, hoje segundo e primeiro colocados da competição. A 20ª rodada acontece nos dias 10 e 11.

A tendência é a de que a primeira lista de Dunga esteja recheada de jogadores que atuam no Brasil, pois a temporada europeia ainda não começou.

Desfalques

O treinador já elogiou publicamente alguns jogadores cruzeirenses, como Dedé, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart. No time sub-23, Lucas Silva e Alisson são nomes praticamente certos.

O Atlético também deve ter desfalques. Victor e Diego Tardelli não foram por pouco à Copa do Mundo de 2010. Além disso, Marcos Rocha é concorrente às vagas de Daniel Alves e Maicon, que não devem mais jogar pela Seleção.

A legislação esportiva brasileira não prevê o adiamento do jogo de um clube que tenha um grande número de atletas convocados para a Seleção, segundo o advogado Antônio Sérgio Figueiredo Santos. Ele explica que existe é uma boa relação da CBF com os filiados e evita-se levar muitos atletas de uma agremiação que tenha partidas no período em que seus atletas estão servindo à Seleção.

Além dos dois jogos de setembro, a Seleção joga ainda nos dias 11 e 14 de outubro, afetando a 27ª e 28ª rodadas, e 12 e 18 de novembro, interferindo na 33ª, 34ª e 35ª rodadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por