Dia ‘D’ para o América no Pleno do STJD

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
02/10/2014 às 07:24.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:26
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

O América só entra em campo nesta sexta-feira (3), quando recebe o Atlético-GO, às 19h30, no Independência. Mas nesta quinta-feira (2) o Coelho faz uma pausa em sua preparação para a partida e volta suas atenções para o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, onde terá julgado seu recurso a respeito dos 21 pontos perdidos pela suposta escalação irregular do lateral Eduardo em quatro partidas.

Apesar de ter disputado apenas um jogo, a vitória por 1 a 0 sobre o ABC, pela 14ª rodada, no Independência, Eduardo constou da súmula em outras três oportunidades: contra o Paraná (vitória por 1 a 0), Oeste (vitória por 3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0). Com isso, o time foi penalizado com a perda de nove pontos referentes às três vitórias, mais os 12 pontos distribuídos nas quatro partidas.

Eduardo jogou a Copa do Brasil pelo São Bernardo e participou das duas partidas contra o Paraná, pela primeira fase. Depois, se transferiu para a Portuguesa, clube que defendeu em seis oportunidades na Série B, antes de ser contratado pelo Coelho.

A situação infringiria o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de atletas.

Advogado do América, Henrique Saliba preferiu não falar sobre as defesas alternativas que pode adotar caso não seja aceita a devolução dos 21 pontos que foram retirados. Porém, adiantou que a defesa foi preparada para a absolvição total do time.

“Vamos continuar com a mesma linha que adotamos no primeiro julgamento, destacando que não houve irregularidade de acordo com a Fifa. Caso eles não entendam que a absolvição seria justa, aí sim vamos trabalhar em uma redução da pena”, garante Henrique Saliba.

A princípio, o julgamento está programado para às 10h. Mas como ainda não há uma decisão da ordem da pauta, não há um horário definido para a análise do recurso do Coelho. Henrique acredita que o julgamento será rápido.

Futuro

Atualmente o América segue na lanterna da competição, com 19 pontos. No entanto, se recuperar os 21 pontos retirados pelo STJD no julgamento em primeira instância, o time ficará com 40, longe da zona de rebaixamento e novamente na briga para entrar no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.
 
Time concentrado no jogo desta sexta
 
Deixando o julgamento de lado, os jogadores do América estão concentrados apenas no Atlético-GO. Recuperado de lesão, o goleiro Fernando Leal treinou nessa quarta-feira (1º) e se colocou à disposição da comissão técnica para enfrentar os goianos.

Confiante, ele afirma que, apesar do assunto sobre o julgamento no STJD sempre surgir, os jogadores estão conscientes de que terão que vencer os próximos jogos, independentemente do resultado no tribunal.

“Tivemos sim uma queda quando surgiu o assunto. Conquistamos os pontos em campo e depois saber que poderíamos perder 21 pontos no Tribunal mexeu com os jogadores. Mas passou, pois sabemos que o América está certo em sua defesa e vamos recuperar esses pontos”, analisa Leal.

Além do goleiro Fernando Leal, o atacante Diney também treinou normalmente com o resto do grupo e pode ser opção no banco de reservas na partida desta sexta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por