Diretoria do Cruzeiro aproveita sinergia entre as partes e desenvolve ações de marketing

Alberto Ribeiro – Hoje em Dia
Publicado em 10/10/2015 às 07:54.Atualizado em 17/11/2021 às 02:00.
 (Wahington Alves / Light Press)
(Wahington Alves / Light Press)

O jogo era válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Em campo, o Cruzeiro, do então técnico Vanderlei Luxemburgo, era derrotado pelo Santos, por 1 a 0. Mas o que mais chamava a atenção naquele 30 de agosto era o apoio da China Azul nas arquibancadas do Mineirão. Mesmo com o placar adverso, o torcedor não parava de apoiar o time, aos gritos de “Cruzeiro”. Foi aí que surgiu a expressão “time do povo”.

“O clube passava por um momento muito complicado na competição. O torcedor exigia uma mudança e cobrava isso da diretoria. O jogo contra o Santos foi crucial para a mudança. Ali, vimos que a torcida resgatou o verdadeiro sentimento do Cruzeiro, que é o time do povo”, explica o diretor de marketing da Raposa, Robson Pires.

Segundo o dirigente, a ação da torcida naquele confronto, aliada à história cruzeirense, motivaram o clube a lançar imediatamente uma ação de marketing, que faz sucesso com a China Azul e cria uma polêmica em Belo Horizonte.

“O Cruzeiro é um clube de imigrantes, trabalhadores que passavam por dificuldades. Eram pessoas realmente do povo. Temos isso na nossa origem. Aproveitamos a direção que o presidente imprimiu nessa campanha e aproveitamos para capitalizar. Lançamos uma camisa que vamos colocar nas lojas oficiais, com o nome da campanha. Vamos seguir com as ações porque ela significa a identificação da torcida do Cruzeiro, que abraçou o time”, avalia Pires.

PRODUTOS OFICIAIS

 

Diretoria aproveita sinergia entre as partes e desenvolve ações de marketing

 

Além das camisas, a ideia da diretoria é promover a ação em outros produtos oficiais do Cruzeiro, como bonés, chaveiros, etc.

Para engrossar o coro da campanha, o clube, por meio da internet, resolveu contar suas origens. “Mudamos nosso modo de trabalhar nas redes sociais. A ideia é ficar cada vez mais próximo do público e o torcedor adorou isso. A história do Cruzeiro se identifica com a deles”, diz o diretor de marketing.

SUCESSO NA BILHETERIA

Tão logo a expressão “time do povo” foi adotada, o público do Cruzeiro no Mineirão, antes mediano neste Campeonato Brasileiro, cresceu, pois os torcedores abraçaram a equipe nessa reta final de Brasileiro na luta contra a degola.

Na partida contra o Grêmio, por exemplo, no último domingo, quase 30 mil espectadores compareceram no Gigante da Pampulha para acompanhar o empate por 0 a 0.

O acordo com a Minas Arena para que fosse comercializadas as entradas referentes aos setores Inferior Vermelho e Roxo para os associados, a preços populares, foi uma das iniciativas da diretoria para se aproximar ainda mais da torcida.

“A festa voltou com força total graças a iniciativa do presidente do Cruzeiro e da Minas Arena. Além de trazer receita para os dois, o estádio ficou ainda mais bonito”, acredita Robson Pires.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por